Reconhecida como a maior feira de negócios da região, a 11ª Expoacisa iniciou na sexta-feira e, durante três dias, buscou a realização de bons negócios, por meio da compra e venda de produtos e serviços e, especialmente, do diálogo entre empresa e consumidor através da Rodada de Negócios, um dos pilares da Feira que, neste ano, reuniu 113 empresas de diversos segmentos das áreas de indústria, serviços, comércio e agropecuária que realizaram negociações que geraram uma receita de R$ 2 milhões e 600 mil. Em comparação com o ano passado, a edição 2015 teve o acréscimo de 43 empresas que se envolveram em negociações.
Negociações
Em sua 11ª edição, a Expoacisa buscou apresentar o potencial das empresas do município e região e, ainda, proporcionar a negociação direta entre empresas e consumidores. Ao todo, cerca de 80 empresas de diferentes ramos da indústria, serviço, comércio e agronegócio expuseram seus produtos nos 120 estandes montados no Bourbon Shopping. O coordenador da Feira e vice-presidente de Transporte e Logística da Acisa, José Luis Turmina, comentou que, em três dias de exposições e integração, a Feira se mostrou um sucesso. “Todos os nossos estandes foram vendidos cerca de quinze dias antes da Feira iniciar. Em um ano que existe a tão falada crise, a comunidade empresarial da região se comportou de uma forma absolutamente pró ativa. Os empresários investiram, usaram a criatividade e abandonamos o modelo tradicional, para encontrar uma feira com estandes diferentes e produtos diferentes. Tudo isso mostra que a Feira está tomando um rumo profissionalizado e melhor. Os expositores acreditaram e os consumidores vieram”.
Para ele, um dos pontos de maior importância dentro da Feira, é a Rodada de Negócios, oportunidade onde empresas compradoras, denominadas âncoras – que neste ano foram 16 - compram produtos e serviços que são oferecidos pelas 97 micro e pequenas empresas. “Foram 320 mesas de negócios, resultando em R$ 2 milhões e 600 mil de venda na Feira. Temos recebido, de todos os expositores, o comentário de que valeu a pena. Como coordenador me sinto com o dever cumprido”, completa o coordenador.
Prioridades
Depois da Rodada de Negócios, as associações comerciais da região se reuniram no Encontro Regional de Entidades Empresariais para elencar suas necessidades e sugestões para o melhor andamento do comércio regional. Dessa reunião, as associações elegeram três prioridades regionais para agilizar os processos de negociação na região. “A primeira prioridade, com voto unânime, é a questão do Aeroporto de Passo Fundo. Depois, temos a necessidade de investimentos na ERS 324 e, por fim, a desburocratização e agilidade de licenciamentos”, colocou Turmina. Tais prioridades serão inclusas em uma carta que será elaborada e encaminhada aos órgãos responsáveis pelas demandas.
Diversidade
Dos diferentes setores da indústria e comércio que participaram da Expoacisa, a agroindústria garantiu espaço, entre outros estandes, através da Emater/RS-Ascar que, além do estande institucional, apresentou ainda, uma mostra fotográfica e agroindústrias familiares e artesanato para exposição e comercialização. Associada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marinês Penz é uma das coordenadoras do grupo de associadas que produz artesanatos através da empresa Mimos do Campo. É a primeira vez que a agroindústria expõe e vende na Feira. Para Marinês, a experiência é excelente. “Somos um grupo de trabalhadoras rurais e organizamos o nosso grupo de artesanato. Procuramos que todas as associadas pudessem trazer o trabalho desenvolvido. É interessante estar aqui, estamos comercializando e, principalmente, fazendo contatos. Trabalhamos, especialmente, com porongo: é um produto agrícola, nós mesmos plantamos, colhemos, limpamos e fazemos a transformação para o artesanato. Buscamos a valorização do nosso trabalho, já que é um artesanato rural”, comenta.
Além das empresas, participaram da Feira, também, escolas, instituições e entidades que apresentaram à comunidade o serviço prestado durante todo o ano. É o caso do Instituto Menino Deus que, em parceria com o Comitê Rio Passo Fundo, Sala Verde e Acauã Consultoria, participaram da Feira através do estande da Agenda 21. “Aqui colocamos, especialmente, o cuidado com a natureza e meio ambiente. Especialmente buscamos a educação ambiental para fortalecer a qualidade de vida. Não existiria a indústria se não houvesse o meio ambiente e a natureza. Estamos aqui para nos colocarmos ao lado do setor comercial e, também, para orientar no cuidado com a vida”, coloca Valmir Busse, administrador do IMD. Para Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê Rio Passo Fundo, acrescenta a necessidade da presença de entidades como essas dentro da Expoacisa. “Uma Feira da envergadura da Expoacisa, além de uma oportunidade para negócios, serve, também, para aproximar os vários setores da sociedade. O Comitê participou e buscou mostrar o trabalho desenvolvido na cidade e região, especialmente no que diz respeito aos recursos hídricos e sua importância para a vida em sociedade”, conclui.