Senegaleses celebram hoje líder religioso

Festa acontece durante todo o dia no CTG Osório Porto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pelos menos 300 senegaleses são esperados hoje no CTG Osório Porto, em Passo Fundo, para a festa religiosa em homenagem a Aamandu Bamba, fundador da cidade Touba, que em árabe significa felicidade ou bem aventurança. Seus seguidores são chamados de Mourides (aquele que deseja). Passo Fundo possui a segunda maior comunidade de senegaleses no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Caxias do Sul.

A festa de hoje será a 5ª edição na cidade. O evento, aberto ao público e gratuito, inicia às 8h e segue até às 22h. Durante a programação haverá círculo de orações e cantos de poemas. Líder da Associação Senegalesa de Passo Fundo, Mamour Ndyaye, explica que o alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, terá de ser lido por completo 28 vezes. “São 622 páginas. Iniciamos a leitura há dois dias, temos de terminar hoje de qualquer jeito” afirma.

A celebração acontece todos os anos pelos mulçumanos para lembrar o fundador da cidade de Touba, que lutou contra o império francês e a proibição do islamismo no Senegal.Considerado por seus seguidores como um renovador do islã, Amadou foi sepultado em 1927 na grande mesquita em Touba, a cidade santa e centro do movimento Mourides.

 

Gostou? Compartilhe