A Prefeitura de Passo Fundo atende uma das mais antigas reivindicações dos moradores do Lucas Araújo: a canalização da sanga. O prefeito Luciano Azevedo assinou nessa quarta-feira (02) a ordem de serviço para a iniciar a obra que transformará mais um espaço público.
O anúncio do projeto foi feito ainda no mês de abril, durante o Programa Prefeitura Bairro a Bairro, realizado na comunidade. Para Luciano, a ação beneficia diretamente a população e resolve um problema histórico "Esta é uma obra complexa quanto ao planejamento e execução, mas de um valor inestimável para os moradores da região, para a cidade. As condições de saneamento e melhoria da qualidade de vida serão significativas. Ainda, é mais um espaço que, aos poucos, vamos recuperar e devolver para a comunidade", ressaltou o prefeito.
O projeto da Prefeitura conta com o trabalho conjunto das secretárias de Planejamento e de Obras. A primeira fase do Projeto Executivo de Macrodrenagem no Bairro Lucas Araújo compreende a execução de canal fechado em concreto no trecho localizado internamente no quarteirão formado pelas ruas Minas Gerais, Guia Lopes, Nossa Senhora das Graças e São Lázaro. O prazo para execução da obra é de 180 dias.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, serviços de drenagem, sistema de esgotamento e sanitário e canais serão feitos. A obra terá um dissipador de energia no início da galeria para diminuição da velocidade das águas pluviais e um canal retangular fechado em aduelas de concreto. As intervenções também buscam melhorar as condições sanitárias do local, por isso, será executado um sistema de tratamento de esgoto doméstico para as residências do entorno.
Segundo o secretário de Obras, João Bordin, uma solução para o problema da sanga é reivindicada há décadas no município. 'Esta obra melhorará a qualidade de vida não apernas das pessoas que moram perto, mas de uma grande região", observou.
Autorizado início da canalização de sanga
· 1 min de leitura