Grupos técnicos, monitores, visitadores e gestores dos municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ªCRS) participam nos dias 01 e 02 de dezembro do Encontro Regional do Primeira Infância Melhor (PIM). O evento está sendo realizado no Salão de Atos da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), das 8h30 às 17h.
O objetivo do Encontro é fortalecer o trabalho do PIM junto às famílias, através da qualificação das equipes municipais. O evento é destinado aos 62 municípios de abrangência da 6ªCRS. Atualmente, 28 municípios implantaram o PIM. A meta é aumentar estas adesões. “O PIM é um programa prioritário do governo estadual, que trabalha questões da saúde na intersetoriedade das três esferas: saúde, educação e assistência. São realizadas visitas semanais nas casas para orientação das famílias sobre como trabalhar as suas competências e o desenvolvimento integral da criança. O Rio Grande do Sul é pioneiro nas políticas para primeira infância”, salientou a coordenadora do PIM na 6ªCRS, Juliana Favero Perin.
O PIM tem como finalidade orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade. As visitas domiciliares e atividades comunitárias, realizadas semanalmente por visitadores a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visamo fortalecimento de suas competências em educar e cuidar de suas crianças. “Já está provado por organismos internacionais que uma criança que passa pelo PIM durante pelo menos dois anos não repete na escola, não se evade, a família é mais comprometida na escola, a criança que terá no futuro oportunidades iguais a outras crianças que tiveram poder socioeconômico maior”, enfatizou a consultora do PIM na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Maria Celeste Laitzke.
A abertura do evento contou com a presença do coordenador da 6ªCRS, Douglas Kurtz, da supervisora do Grupo Técnico Estadual, Carolina Drugg, da visitadora de Tapera, Aline Herbert, secretário de Saúde de Soledade, Nelvio Tonatto, e da diretora do Case, Anabel Bonfim.
Passo Fundo adere ao PIM
Após 12 anos de tratativas, o município de Passo Fundo aderiu à Política Pública estadual Primeira Infância Melhor (PIM). Passo Fundo é município de enorme relevância para o RS e sedia a 6ª CRS. O PIM unirá forças ao Programa ‘Meu Bebê Meu Tesouro’, já existente no Município, para ampliarem a cobertura às famílias com gestantes e crianças de zero a seis anos. A formalização do Termo de Adesão aconteceu durante o Encontro Regional do PIM. “Vamos ratificar neste encontro o compromisso de Passo Fundo no PIM, que começará com 12 visitadores que atenderão 260 famílias. A abrangência é de mais de 300 crianças e 60 gestantes”, disse a consultora do PIM na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que participou das tratativas para implantação do programa em Passo Fundo.