Mais tranquilidade e segurança

Lombadas eletrônicas estão em funcionamento há uma semana. Velocidade máxima permitida é de 50 km/h

Por
· 1 min de leitura
Desde que a administração atual assumiu a Prefeitura de Passo Fundo, houve uma diminuição de 25% no número de lombadasDesde que a administração atual assumiu a Prefeitura de Passo Fundo, houve uma diminuição de 25% no número de lombadas
Desde que a administração atual assumiu a Prefeitura de Passo Fundo, houve uma diminuição de 25% no número de lombadas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira semana após a volta do funcionamento das lombadas eletrônicas tem avaliação positiva da secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo. Os 48 equipamentos instalados no perímetro urbano do município foram ligados na quarta-feira da semana passada (25). Para o secretário, João Darci Gonçalves da Rosa, o objetivo foi alcançado. “Nossa avaliação é positiva. Agora, depois que os equipamentos foram ligados, notamos uma boa reduzida na velocidade no trânsito, que é o nosso intuito”. Ainda não há um controle de infrações nesse período, pois o foco do momento é um trabalho de observação e análise, para, posteriormente, iniciar a contabilização das multas.

A velocidade máxima permitida pelas lombadas é de 50 km/h, com exceção da lombada eletrônica que fica em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, na Avenida João Catapan, no Bairro Santa Marta, que tem a velocidade de 40 km/h. A mudança ocorreu nos controladores de velocidade das sinaleiras do centro da cidade, que passaram de 60 km/h para 50 km/h. “O objetivo foi padronizar a velocidade. O fluxo melhora e dá mais tranquilidade ao condutor do veículo”, explica Gonçalves.

Desde que a administração do prefeito Luciano Azevedo assumiu a Prefeitura de Passo Fundo, houve uma diminuição de 25% no número de lombadas. Os equipamentos foram realocados para pontos importantes. Na Avenida Brasil, por exemplo, foram instaladas lombadas eletrônicas próximo ao trevo da BR 285, no bairro Petrópolis, e na curva entre as ruas Nodário T. De Carvalho e Pulador, no bairro Boqueirão, onde já foram registrados inúmeros acidentes.

Semáforos
Os sensores de avanço de sinal dos semáforos, os conhecidos furões, 95 equipamentos no total, ainda não estão em funcionamento. Eles passam por aferição e últimos ajustes de instalação. Com o trabalho concluído haverá alguns dias de testes e o início efetivo do funcionamento deverá ser entre 10 e 15 dias. De acordo com Gonçalves, os furões permanecem nos mesmos pontos e o desrespeito ao sinal indicado gera autuação.

As sinaleiras do Boqueirão deverão começar a funcionar ainda neste mês. Segundo o secretário, faltam apenas alguns ajustes de sinalização a serem concluídos e, após isso, todos os equipamentos serão ligados.

Gostou? Compartilhe