O Sindicato Rural de Passo Fundo completa neste ano meio século de lutas e conquistas pelos direitos dos agricultores. Com mais de 170 associados, o sindicato atua em Passo Fundo, Ciríaco, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Mato Castelhano, Pontão, Santo Antônio do Palma e Vanini. A entidade também mantém parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que atualmente conta com 170 cursos técnicos em todas as áreas para a capacitação do trabalhador e do produtor rural.
A história do Sindicato Rural começou em 1926, quando foi fundada a Associação Rural de Passo Fundo. A mudança para Sindicato aconteceu em 1965, por exigência do Ministério do Trabalho e Previdência Social, com a aprovação de Decreto-Lei que determinava que todas as associações de categoria econômica deviam se tornar sindicatos. Desde então, o objetivo principal foi o de promover convenções de trabalho e resolver os dissídios coletivos da categoria. Com o tempo, a entidade também passou a preocupar-se com o amparo ao produtor, sempre que necessário. “O Sindicato Rural tem uma linda história, mas para chegar até o que é hoje, foram vencidos caminhos bastante espinhosos”, conta o presidente da entidade, Paulo de Tarso Silva.
Lutas
Até hoje, 16 presidentes passaram pelo comando do Sindicato Rural e ajudaram a construir a história da entidade. “Enfrentamos o Funrural sobre a produção, os problemas decorrentes do endividamento dos setores produtivos e, mais recentemente, as demarcações de terras produtivas”, conta Paulo de Tarso. Com relação ao Funrural, ganhou a ação para que não seja descontado dos associados do Sindicato Rural de Passo Fundo e dos municípios da extensão de base. As lutas do sindicato incluem ainda ação contra a Monsanto para suspensão da cobrança dos royalties, que contempla também o pedido de ressarcimento das safras 2007/2008. A entidade atua ainda como parceria na realização de eventos ligados ao agronegócio em diferentes setores.
Atualmente, o Sindicato Rural conta com 175 associados. “É necessário que todos colaborem na resolução das dificuldades que encontramos em nosso meio. Precisamos, sempre, de pessoas que se associem e vivam o Sindicato Rural, que é a associação mais representativa de nossa classe, em Passo Fundo”, afirma o ex-presidente do Sindicato Rural, Paulo Marinho.
Representatividade
O ex-presidente da entidade, Carlos Fauth destaca que o Sindicato Rural de Passo Fundo tem expressão nacional, além de ser um dos mais atuantes no estado. “Sempre estivemos envolvidos nas grandes lutas da agropecuária a nível nacional. Parabenizo a entidade, os associados e todos que estiveram sempre atuando à frente do Sindicato. É uma atividade que exige grande dedicação”, afirma. Para o também ex-presidente Jair Dutra Rodrigues 50 anos são marcados pela honra e responsabilidade. “São 50 anos de luta em prol do produtor rural, com algumas dificuldades no passado, grandes aprendizados, muitos debates, diversas reuniões, muitos acertos e um grande crescimento”, declara.