A Secretaria da Fazenda divulga, nesta segunda-feira (7), o calendário de pagamento do IPVA 2016, incluindo a atualização sobre a frota tributável e as projeções de arrecadação para o próximo ano.
O proprietário que optar pela quitação antecipada do IPVA 2016, com prazo até 4 de janeiro, terá a vantagem de pagamento com base na UPF/RS Unidade Padrão Fiscal) deste ano, e mais um desconto adicional que será informado pela Secretaria da Fazenda. Além disso, os contribuintes se valerão também dos descontos do Bom Motorista (agora em três faixas de 5%, 10% e 15%) e o do Bom Cidadão (NFG), de até 5%.
Mudanças em 2016
A principal mudança do IPVA 2016 está em um calendário mais curto. Para concentrar o recolhimento do imposto no primeiro quadrimestre e ao mesmo tempo garantir maior agilidade no combate à inadimplência, no próximo ano, o pagamento do IPVA terá como data-limite o final do mês de abril (calendário conforme o número final da placa do veículo vai de 4 a 27 de abril).
Além do pagamento antecipado até 4 de janeiro, continua existindo a modalidade de pagar o imposto em até três parcelas (janeiro, fevereiro e março).
Em 2015, para uma frota tributada de 3.882.341 veículos, a projeção de arrecadação é de R$ 2,69 bilhões. Até o momento, a receita é de R$ 2,59 bilhões. Deste volume de recursos, 50% é creditado de maneira automática em favor dos municípios.