Os resultados de Passo Fundo no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, divulgado nessa sexta-feira (04), ficaram acima da mediana dos municípios gaúchos, 0,7206. Apesar de apresentar um crescimento geral de apenas 0,9% entre os anos de 2012 e 2013, Passo Fundo se manteve como um município de alto desenvolvimento e subiu duas posições no ranking estadual e 49 posições no ranking nacional, com 0,8151 ponto. De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.
Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição - com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis - o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.
Emprego e renda
O índice é composto por duas dimensões: emprego - que avalia a geração de emprego formal e a capacidade de absorção da mão-de-obra local - e renda - que acompanha a geração de renda e sua distribuição no mercado de trabalho do município. Nesse quesito, Passo Fundo obteve uma pontuação de 0,8139, de alto desenvolvimento, ficando bem acima da mediana dos municípios do Rio Grande do Sul, 0,5158. No ranking estadual marcou presença no 5º lugar, atrás apenas de Panambi, Santa Rosa, Lajeado e Bento Gonçalves. Na comparação com o ano de 2012, apresentou crescimento de 0,75%.
Saúde
A área possui o melhor resultado no município desde 2005, ano do início da pesquisa. Em 2013, Passo Fundo obteve um resultado de 0,8795, também de alto desenvolvimento e acima da mediana das cidades gaúchas, 0,8688. Em relação ao ano anterior, porém, teve o menor crescimento registrado, 0,09%. O IFDM-Saúde tem foco na saúde básica e contempla indicadores cujo controle é de competência municipal. Neste caso, foram utilizados os bancos de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema Internações Hospitalares (SIH), todos do DataSUS - Ministério da Saúde. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o estado que se destaca por ser o que reúne, proporcionalmente, mais municípios com nível de excelência em saúde: 77%. Cinco das 10 cidades do país com melhor avaliação nesse quesito são gaúchas. São elas Linha Nova, Barra do Rio Azul, Presidente Lucena, União da Serra e Camargo.
Educação
O IFDM – Educação foi idealizado para captar a oferta de educação infantil e, principalmente, a qualidade da educação prestada no ensino fundamental em escolas públicas e privadas. Apesar de ser a área com os piores resultados de Passo Fundo, está no 2843º lugar no Brasil e no 302º no Estado, foi a que mais cresceu entre os anos de 2012 e 2013: 1,51%. Mesmo assim, se encontra abaixo da mediana dos municípios gaúchos, 0,7839. O resultado obtido em 2013 foi de 0,7520.