O mês de dezembro é sempre especial. O fim de um ano se aproxima e as comemorações natalinas despertam sentimentos diferenciados. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) a magia do Natal já está presente diversos setores. Além da tradicional decoração, os sentimentos e ações valorizam o real sentido do Natal, o amor ao próximo. No Centro de Tratamento Intensivo Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO) e Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico do HSVP, uma iniciativa está enchendo o setor de alegria. Intitulada “Dê o amor que você gostaria de receber”, a ação consiste na troca de mensagens entre funcionários.
A psicóloga Débora Marchetti, que elaborou a ação enfatiza que o projeto tem por objetivo a troca de mensagens entre os funcionários, para transmitir o amor e humanizar o ambiente de trabalho. “Passamos a maior parte do nosso tempo com nossos colegas, porém, nem sempre expressamos o que sentimos. Assim, inspirados pelo espírito natalino, por tudo o que compartilhamos esse ano, a caixa dá oportunidade de colocar em palavras o que nem sempre é dito. Dê o amor que você gostaria de receber", explica.
Quebrar barreiras e o tornar o ambiente de trabalho mais leve e humano, foram dois dos benefícios apontados pela enfermeira responsável pelo CTI Neonatal e UCINCO, Josevane Conte. “Uma iniciativa bem simples, uma caixinha para colocar bilhetes, mas que despertou o lado humano e emotivo das pessoas. Aqui nós praticamos muito o cuidado humanizado, mas é preciso olhar também para o colega e pensar no outro. Esse trabalho proporcionou isso, porque muitas vezes não expressamos esse sentimento bom pelas pessoas”, pontua Josevane, enaltecendo ainda que os recados envolveram todos os profissionais, em todos os turnos o que propicia uma união maior da equipe.
“Fiquei muito feliz ao ler as palavras que recebi. Isso valoriza muito o nosso convívio e a amizade. As vezes não conseguimos nos expressar com palavras e no papel conseguimos transmitir os sentimentos”, relata a técnica de enfermagem Jane Dorneles, contente, mostrando os bilhetes que recebeu. A pediatra e neonatologista Fernanda Almeida também aprovou a iniciativa. “ Fiquei emocionada com o carinho e atenção dos colegas. As mensagens me inspiraram”.
Espírito Natalino presente no hospital
· 1 min de leitura