IPTU 2016: carnês já podem ser impressos pela internet

O IPTU é uma das principais receitas do município, representando aproximadamente 30% das receitas locais.

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os carnês para pagamento do IPTU de 2016 contam com a facilidade de serem obtidos pela internet, através do site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br), no link IPTU 2016. Os carnês também já começaram a ser distribuídos via correio aos contribuintes. Segundo a Secretaria de Finanças, os endereços para as entregas são aqueles cadastrados junto ao município, por isso, em caso de não receber o carnê pelo correio o contribuinte pode realizar a impressão via internet ou ir até os postos de atendimento.

Mesmo com todas opções disponíveis, o secretário de Finanças, Gilberto Bedin, destaca que é muito importante que os contribuintes atualizem seu endereço no cadastro do município nos postos de atendimento. Facilitará o atendimento se o contribuinte tiver o número da inscrição do imóvel em mãos. O postos estão localizados na Prefeitura de Passo Fundo, na Rua Dr. João Freitas, 75 – das 8h às 18h30min, e na Rua General Canabarro, 779 – das 13h30min às 18h30min.

O imposto poderá ser pago em até oito parcelas mensais e o vencimento da primeira parcela é em 15 de março de 2016. Os carnês emitidos já contêm as guias para todas as opções de pagamento, isto é, quitação antecipada na parcela única 1, parcela única 2 e parcelamento. O pagamento até o vencimento pode ser realizado em qualquer banco. O IPTU de 2016 apresenta apenas a atualização da inflação, prevista em lei.

Esse ano também será disponibilizado o pagamento em cota única com desconto de até 20%, sendo 10% pela antecipação, 5% para o contribuinte que não tivesse débitos com o município até outubro de 2014 e mais o desconto adicional de 5% para os estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços, para quem fizer o pagamento até o dia 04 de janeiro de 2016. Haverá oportunidade de pagamento com desconto menor, que poderá chegar até 7% para quitação em 12 de fevereiro de 2016.

O IPTU é uma das principais receitas do município, representando aproximadamente 30% das receitas locais. Em 2014 o total arrecadado foi de R$ 31 milhões. Este ano deve totalizar aproximadamente R$ 32 milhões. Do valor arrecadado deve ser investido 35% em educação e 15% em saúde. Ainda, 1% é destinado ao Pasep, restando 49% para manutenção das atividades e investimentos nos diversos programas de governo.

Gostou? Compartilhe