Poluição visual
Passo Fundo, “Capital do Norte do RS”, cidade-polo, referência em saúde e educação, deve ter porte e postura de cidade grande. Antes de colecionar superlativos, a cidade tem que ser um atrativo para os olhos. Mas em alguns pontos surge a poluição visual causada especialmente pelo excesso de placas. Tem até placa auxiliar para indicar a placa principal. É claro que os luminosos são necessários para identificar os estabelecimentos comerciais, mas de forma ordeira. A legislação municipal deve contemplar uma regulamentação sobre dimensões, posicionamento e definição de locais onde possam ser colocadas. Por outro lado, não faltam bons exemplos de lojas com fachadas modernas que contribuem para melhorar o visual da cidade. A poluição visual não combina mais com Passo Fundo. A cidade deve ser limpa, bonita e bem iluminada.
--------------------
Em 20 anos
Em 1995, utilizei um filme em preto e branco para fotografar o Rodeio de Passo Fundo. Na época, o Aero Boero do Aeroclube de Passo Fundo foi pilotado pelo comandante Rocha. Agora, 20 anos depois, o mesmo Boero e a mesma missão. Desta vez o piloto foi o comandante Becker e utilizei uma máquina digital. De 1995 a 2015, a área do rodeio foi ampliada e Passo Fundo cresceu. Promessa naquela época, o asfaltamento do acesso ao Aeroclube continua no imaginário. Ou será que já esqueceram?
Tecnologia
O bônus track de sábado, foi um voo com o comandante Caio Klaus. A bordo do Cirrus SR-22, os também comandantes Osvaldinho Klaus e Luiz Giacomini. Além de fantásticas performances, muita tecnologia de ponta. Em voo, conversamos sobre a evolução da aviação. Por outro lado, no Aeroporto de Passo Fundo há mais de um ano o VOR está inoperante. O único recurso de auxílio à navegação é um rádio farol NDB. Hoje, aviões modernos não vêm mais equipados de fábrica com ADF/NDB. Como é bom falar com quem conhece: pilotos!
----------------
Virada
Com ou sem turbulências, 2015 está na reta final. Restam apenas 24 dias deste ano. Mais três domingos e estaremos cruzando a cabeceira de 2016. Nas ruas, o movimento indica que estamos vivendo mais um final de ano. Domingo, algumas lojas abriram as portas e muita gente circulou pelas ruas centrais e no Bella Città. Festas de funcionários, amigo secreto e já estamos em tempo de confraternizações. Está começando a correria e a agitação que movimenta a economia. São dias importantes para muitos segmentos. É a virada do caixa.
Trilha sonora
A música italiana fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970. Peppino de Capri era um mito no Festival de San Remo. Ele e Roberta Bianco em Meglio Così.
Use o link ou clique o QR code