O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social. Nos últimos seis meses, oito usuários saíram da vulnerabilidade no retorno à família ou de forma independente. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS).
"Passo Fundo é um dos poucos municípios do estado que oferta este serviço, destinando um olhar diferenciado para os usuários que estão com os vínculos rompidos e usando os espaços públicos como local de moradia. Ao acessar o Centro POP, inicia-se um trabalho intenso, principalmente através da vinculação e a confiança que o usuário começa a exercer na equipe, permitindo as intervenções e se fortalecendo gradativamente para avançar no resgate de sua cidadania", explicou a coordenadora de Proteção Social Especial e secretária adjunta da SEMCAS, Elenir Chapuis.
Além do resgate de oito usuários, o serviço, que funciona como uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, já atendeu 50 pessoas, contabilizando 736 atendimentos (mais de um atendimento para a mesma pessoa), 77 abordagens e 392 refeições.
Com o objetivo de dar referências a essas pessoas e proporcionar um espaço adequado para o acolhimento necessário, o Centro POP trabalha as questões pessoais e familiares, na busca da valorização e da reinserção social.
Centro Pop: serviço tem resultado positivo
· 1 min de leitura