Integração de currículo de cursos da área da saúde é tema de seminário na UPF

Encontro foi realizado nesta quarta-feira, 9 de dezembro, e debateu o papel da educação interprofissional

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Experiência da Universidade de Fortaleza foi apresentada aos participantes do seminárioExperiência da Universidade de Fortaleza foi apresentada aos participantes do seminário
Experiência da Universidade de Fortaleza foi apresentada aos participantes do seminário
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A necessidade de integrar os cursos da área da saúde buscando qualificar as práticas pedagógicas motivou a realização do seminário “Currículo integrado para os cursos da área da saúde, o papel da educação interprofissional”. O encontro, realizado nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, é uma promoção do Setor de Apoio Pedagógico (SAP), ligado à Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRGRAD/UPF), com apoio da Comissão de Integração Docente dos Cursos de Graduação da Área da Saúde da UPF (CIAS), do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC).

O encontro foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis (Feac) e integrou professores dos cursos da área da saúde e das áreas de ética e de sociologia da saúde da UPF, integrantes da comissão e do SAP, além de estudantes representantes dos cursos da área da saúde. A programação da manhã contou com a apresentação da experiência da Universidade de Fortaleza (Unifor), do Ceará, com a presença da professora Sharmênia Nuto. Pela tarde, serão realizadas discussões em pequenos grupos para definir o planejamento e elaborar o currículo integrado e, para finalizar as atividades, uma plenária terá a sistematização dos debates.

Currículo interdisciplinar
Para a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, o desafio dos cursos da área da saúde da UPF é realizar as suas reformas curriculares com a integração de disciplinas. “É um jeito novo de estudar e fazer saúde, necessário e desejável de integração curricular, porque o cenário também exige essa posição”, destaca Rosani, enfatizando que a UPF é vanguardista nessa área. “Temos um grupo de cursos potencialmente qualificados, um capital intelectual humano nos cursos da área da saúde excelente e de qualidade, que tem todas as condições de discutir, aprofundar e decidir de que forma haverá essa relação curricular. Integrando currículos, estaremos fortalecendo a interdisciplinaridade, a interprofissionalização dos futuros profissionais e promovendo a transdisciplinaridade, tão desejada e discutida atualmente”, constata a vice-reitora.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin explica que o encontro consiste em uma ampla discussão sobre a reforma curricular. “Nossa tradição ainda é muito voltada para a doença e para intervenções disciplinares e uniprofissionais. Porém, a realidade é mais complexa e precisamos, desde a formação, preparar os profissionais para a complexidade da vida, para uma análise profunda da realidade, para o trabalho interdisciplinar, para intervenções junto aos grandes problemas epidemiológicos”, comenta, explicando que a revisão dos currículos dos cursos da área da saúde se dará para que o aluno possa viver, durante a formação, a interação na prática e os princípios que trazem um aprendizado mais significativo que o qualifique para a realidade do cenário profissional.

Segundo Bernadete, na saúde, a formação tem foco na doença e, para ela, a doença é somente um dos aspectos da vida. “O processo de adoecimento é ligado a muitas dimensões da vida: biológico, social e psicológico, e precisamos incorporar, nos conceitos de saúde, toda essa dimensão de doença, para muito além dela, para que possamos ter intervenções qualificadas, fazendo o trabalho de cuidado ao longo da vida”, destaca.

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