A promessa de uma quarta-feira (9) chuvosa se confirmou e a instabilidade começou ainda pela manhã, com períodos de melhoria intercalados com pancadas de chuvas por vezes fortes. E este ainda deve ser o panorama durante a quinta-feira (10) na Região Norte do estado, conforme o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS). No restante do estado, uma massa de ar seco diminui a nebulosidade e garante o tempo firme na maior parte do RS. Somente na faixa Norte o céu permanecerá encoberto e apenas durante a noite a cobertura de nuvens diminui. Entre a Campanha e a Zona Sul, o ar seco preominará e o sol aparece entre poucas nuvens durante todo dia.
Para a sexta-feira (11), o Cemet aponta sol e poucas nuvens na maior parte do RS. Por isso, o dia deverá ser de tempo firme na maior parte do estado. A massa de ar seco segirá predominando, com sol e poucas nuvens na maioria das regiões. Apenas em áreas isoladas do Norte há possibilidade de chuviscos/garoas no amanhecer.
No sábado (12), sol e temperaturas elevadas. De acordo com o Cemet, o sábado permanecerá com sol e poucas nuvens na maioria das regiões. O ingresso de ar quente e úmido favorecerá a rápida elevação da temperatura e no período da tarde os valores superarão os 30°C na maior parte do Estado. Somente na faixa norte há possibilidade de pancadas de chuva no fim do dia.
RGE se prepara para períodos de chuvas acima da média
O Centro de Operação da Rio Grande Energia (RGE) está com estratégias definidas para evitar eventuais problemas no fornecimento de energia elétrica por causa da previsão do aumento do volume de chuvas em dois períodos de dezembro. Todas as equipes de campo estão em alerta máximo entre os dias 10, 11, 12 e entre os dias 24, 25 e 26, quando são esperados temporais acompanhados de raios e rajadas de vento na área de concessão da RGE, especialmente no Norte Gaúcho.
De acordo com estudos encomendados pelo Centro de Operação, há uma anomalia na temperatura da superfície do Oceano Pacífico, evidenciando a intensidade El Ninõ. Além da elevação da temperatura das águas na costa do Peru, Equador e Chile, entre a Argentina e o litoral Sul do Brasil também houve aumento na temperatura e por isso as frentes frias avançam sem bloqueio em direção do Rio Grande do Sul.
Se essas previsões se confirmarem, existe a possiblidade de elementos externos, como galho de árvores e placas, serem lançados sobre a rede elétrica da RGE pela força das rajadas de vento, interrompendo o fornecimento de energia elétrica. Nesses casos, é importante observar questões de segurança e manter-se afastado da rede elétrica e comunicar a RGE o mais rápido possível sobre eventuais problemas ou falhas.
Com objetivo de manter o fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível. Além do Call Center (0800 970 0900), os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE problemas de falta de energia elétrica.
Dicas de Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
* Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
* Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
* Afaste-se de janelas e portas metálicas.
* Evite os banhos nos momentos de tempestades.
* Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
* Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.