Crianças recebem óculos

Programa Olhar de Criança prossegue cuidando da visão dos alunos da rede municipal

Por
· 1 min de leitura
Programa já beneficiou alunos de diversas escolas municipaisPrograma já beneficiou alunos de diversas escolas municipais
Programa já beneficiou alunos de diversas escolas municipais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a preocupação de cuidar da visão das crianças com idades entre três e seis anos e que estejam matriculadas nas escolas da rede municipal de Educação Infantil, a Prefeitura de Passo Fundo criou o programa Olhar de Criança. Nessa sexta-feira (11), teve prosseguimento de mais entrega de pares de óculos para os alunos da rede municipal de educação. Desta vez, para os alunos da EMEI José Antônio Falcão do bairro São Luiz Gonzaga e Cantinho Feliz, Bairro Leonardo Ilha, que tiveram diagnosticada a necessidade de uso. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, fez a entrega e destacou a importância do programa. “É uma ação que não requer investimento elevado economicamente, mas que tem significado especial para a vida de cada uma destas crianças, que melhorarão sua visão e aumentarão a sua capacidade de aprendizagem”, disse Luciano.

A mãe do garoto Samuel, de quatro anos, Loreni Mânica, relatou que percebeu a necessidade de óculos para o filho aos dois anos de idade. “Notava que ele ficava muito perto da TV e quando vinha buscá-lo e constatava que estava sentado na primeira fila. Agora, ele fez os exames oferecidos pela Prefeitura e hoje está recebendo os óculos sem custo nenhum para nós. É uma grande ajuda”, frisou Loreni, que também usa óculos e sabe da necessidade dele para a qualidade da sua visão.

Conforme a coordenadora do programa, Melissa Bilibio, alguns alunos foram reavaliados e terão que manter o uso. “Realizamos esta avaliação para ver a continuidade da utilização e readequar o grau e modelo do óculos”. Explicou ainda,b que foi organizado um cronograma para realizar a fase de rastreamento. “Após a fase do rastreamento, as crianças que apresentarem resultado positivo aos exames são encaminhadas para o Hospital de Olhos (Lions), para realizar uma consulta e seguir a indicação para tratar ou prevenir a causa do problema, com o uso de óculos de acordo com a sua necessidade”, destacou.

O Programa Olhar de Criança da Prefeitura de Passo Fundo busca a prevenção de possíveis problemas de visão, além de possibilitar melhor aprendizado para as crianças. O maior foco do trabalho é melhorar o aprendizado das crianças em sala de aula. Entre os objetivos do programa, estão: estabelecer uma política pública integral que garanta rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento para déficits visuais em pré-escolares, prestar serviços de orientação, encaminhamento, diagnóstico e tratamento de doenças oculares; além de fornecer óculos às crianças participantes do projeto.

 

Gostou? Compartilhe