Achacadores
Estacionar em Passo Fundo é um ato complexo, dificultoso. Faltam vagas nas ruas, existem muitas restrições e há carência de estacionamentos. Para piorar este quadro, surge a figura do “guardador” de carros, especialmente à noite ou nos fins de semana. Na prática, não oferecem nenhum serviço. Extorquem dinheiro, ameaçam e até riscam veículos. Guardam alguma coisa? Cuidam dos carros? Respondem por eventuais danos ou furtos de veículos? Exercem uma função legalizada? Não! Ora, então, estamos diante de um somatório de ilegalidades. E, nesta situação, é mais do que necessário o exercício da fiscalização. Se vendedores ambulantes de quinquilharias como, por exemplo, os senegaleses, são fiscalizados, por que não há uma ação direcionada a esses achacadores? Deixando a surrada tecla do problema social de lado, até parece que ao invés de estarem “guardados” eles estão bem “cuidados”.
Urbana
Fugindo da mesmice, em Passo Fundo surgiu o evento “Urbana”. Simplificando, é a ocupação cultural de um espaço público. Emblemática e extremamente centralizada, a Praça Marechal Floriano foi o local escolhido. A primeira edição teve sucesso e a segunda estava programada para ontem. Porém, mais uma vez, as condições climáticas transferiram a Urbana que ficou para o próximo domingo, dia 20. É um encontro em área pública e, portanto, aberto a todos. Com DJs afinados a ouvidos de várias gerações, o som é manero e sem exagero. Encanto para os olhos com trabalhos de artistas plásticos, fotógrafos e outros arteiros. Arte apenas para admirar ou, ainda, prestigiar o bolso de conhecidos ou anônimos talentos. A Urbana é a interação cultural da própria urbe.
A Wall Street do Busato
Advogado, professor e criminalista renomado, Celso Busato sempre tem tiradas fantásticas para os mais diversos assuntos. Observando o clima de fim de ano no comércio de Passo Fundo, lembrei uma de suas máximas. Temos otimismo por parte de uns, pessimismo de outros. Se há de fato uma crise, também há um exagero na propagação da crise. O Natal não saiu do calendário e Papai Noel é apartidário. Mas fica a dúvida em relação ao conteúdo do saco de presentes. Como serão as vendas de fim de ano? O termômetro é a Moron, que o professor Celso Busato considera a Wall Street passo-fundense. Ontem, até mesmo algumas farmácias que não abrem aos domingos estavam trabalhando. No sábado havia um bom movimento nas lojas. Então, como nos ensinou o Busato, fiquem de olho na Moron!
Singela perguntinha
Faltando 18 dias para o encerramento de 2015, lembramos que o VOR do Aeroporto Lauro Kourtz ainda não voltou a operar. E, já que estamos em tempos de Ondas Longas (NDB), já temos verba (em caixa) para as obras de ampliação da pista?
Trilha sonora
Em 1985 o grupo britânico Eurythmics, com o maravilhoso vocal de Annie Lennox, estourou nas paradas de todo mundo com “There Must Be An Angel”.
Use o link ou clique o QR code