A previsão de chuvas acima da média se confirmou também no mês de dezembro. Nesta segunda-feira (14), das 8h às 16h choveu 40mm, alcançando a média de chuvas para o mês, que é de 172mm, em menos de 15 dias. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, as condições meteorológicas para hoje são favoráveis a pancadas de chuva, por vezes fortes. “Há risco de temporais até a madrugada de quarta-feira (16) e a temperatura máxima entra em elevação”. Hoje a temperatura varia entre 16ºC e 26ºC. Amanhã o tempo permanece nublado a encoberto, a mínima será de 16ºC e a máxima de 30ºC. Na quinta-feira o tempo permanece nublado e as temperaturas devem variar entre 18ºC e 32ºC. A chuva deve voltar em quantidade significativa no próximo final de semana. “O prognóstico vem se confirmando de que no mês de dezembro permaneceríamos com chuvas acima da média”, explica Sampaio. Desde setembro, todos os meses, a incidência de chuvas vem ficando acima da média.
Estado
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o risco de chuvas intensas nesta terça-feira (15) nas regiões Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana e Centro rio-grandense. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de temporal com incidência de descargas elétricas e ventos de até 100 quilômetros por hora, que podem resultar em alagamentos, queda de galhos de árvores, queima de eletrônicos e até corte da energia.
Já o Climatempo avisa que haverá áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão, que provocam chuva forte nas regiões da Fronteira Oeste e da Campanha. Na quarta-feira (16), o vento sul traz um ar mais frio e o tempo fica mais firme. Entre quinta-feira (17) e sexta-feira (18), o avanço de uma frente fria no Rio Grande do Sul provoca chuva forte e volumosa em todas as áreas, inclusive com queda de temperatura. No sábado (19) e domingo (20), a frente fria se afasta e a temperatura entra em elevação e não há mais previsão de chuva. A Coordenadoria Estadual se coloca com equipes regionais à disposição das localidades para suporte e auxílio. Informações podem ser repassadas pelo telefone de emergência 199. A Defesa Civil ressalta que alertas são previsões meteorológicas e podem ou não se confirmar.