Temporal deve chegar à região na madrugada desta sexta-feira

Em pouco mais de 15 dias chuva já superou média normal histórica para o mês em 19%, chegando a 206 milímetros

Por
· 2 min de leitura
Defesa Civil alerta para possibilidade de temporal hoje na região NorteDefesa Civil alerta para possibilidade de temporal hoje na região Norte
Defesa Civil alerta para possibilidade de temporal hoje na região Norte
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mês de dezembro mal chegou à metade e as chuvas já superaram a média normal histórica. E a previsão é de mais chuva entre a madrugada de hoje (18) e a madrugada de sábado (19). Até segunda-feira (14) quando foi registrada a última chuva, o acumulado do mês era de 206 milímetros, 19% acima da média, que é de 172 milímetros.

Segundo o obervador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, na quinta-feira (17) foi registrada a temperatura mais alta do mês até o momento, de 31,5ºC. Para hoje (18) ele aponta que a previsão é de céu nublado a encoberto e está sujeito a pancadas de chuva por vezes fortes, que devem chegar entre a tarde e a noite. O dia será quente, com temperaturas entre a mínima de 18ºC e a máxima de 31ºC.

No sábado (19) continua o céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva por vezes fortes e trovoadas. A temperatura baixa um pouco e deve fazer mínima de 16ºC e máxima de 25ºC. O domingo (20) ainda começa encoberto e há possibilidade de chuva. A temperatura ameniza ainda mais: com mínima de 15ºC e máxima de 22ºC.

Como fica o tempo no RS
De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS), uma massa de ar seco predomina e mantém a sexta-feira (18) com sol e poucas nuvens em quase todas as regiões. O tempo aberto favorece a rápida elevação das temperaturas e as máximas deverão superar os 30°C em praticamente todas as localidades.  Para sábado o Centro indica que, com exceção da região Norte, o estado permanecerá com sol e poucas nuvens. O ingresso de ar quente e úmido favorecerá a rápida elevação da temperatura e no período da tarde faz calor, com valores superiores aos 30°C novamente. No domingo (20) há possibilidade de temporal.

Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com previsão de tempestades para esta sexta-feira (18), em praticamente todas as regiões do estado: Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana e Centro Rio-grandense.
Estão previstas chuvas intensas, de até 100 milímetros por dia, com possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas, e ventos de até 100 quilômetros por hora. Em decorrência disso, podem ocorrer estragos, como queda de galhos de árvores, alagamentos e falta de energia elétrica.
Situações de risco devem ser informadas à Defesa Civil pelo telefone 199. Até o momento, 15 municípios registraram danos, em decorrência dos eventos climáticos dos últimos dias. Na Fronteira Oeste, devido à cheia do Rio Uruguai, duas localidades estão com pessoas fora de suas casas. Em São Borja, 45 famílias estão desalojadas, e em Uruguaiana, 3 estão desabrigadas. A Defesa Civil estadual segue com suas equipes regionais prestando suporte aos afetados, com ajuda humanitária e apoio técnico.

Gostou? Compartilhe