Em março de 2016 a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo terá nova diretoria. Eleita nesse mês de dezembro, a nominata tem como presidente Adriano Sonda, 57 anos, proprietário da Windowshow – Casa das Persianas. Natural de Anta Gorda, Sonda mora em Passo Fundo desde o ano de 1972. No município frequentou as escolas Protásio Alves, Nicolau de Araújo Vergueiro e cursou Administração na Universidade de Passo Fundo (UPF). Depois de atuar como bancário e representante comercial, abriu sua loja, no ano de 1995. Associado na CDL desde 2005, a partir de 2008 começou a desenvolver atividades junto à diretoria da entidade, mas no próximo ano assumirá pela primeira vez a presidência.
Estar à frente dessa entidade em um ano que ainda se prevê de repercussão da crise econômica e política será um desafio para Sonda, mas ele se afirma otimista para a reversão da situação ao longo do próximo ano. “Imagino um cenário difícil sim, pois as previsões dos economistas são pessimistas. Mas eu não sou pessimista e acho que, mesmo com dificuldades, vamos seguir em frente, pois tudo passa e a crise também vai passar”, avalia.
Sonda acredita ainda que as empresas precisam se ajustar e buscar usar a criatividade para superar estas dificuldades. “Talvez os empresários com menos de 40 anos se assustem um pouco, pois esta é a maior crise dos últimos 20 anos, mas a experiência dos mais antigos vai ajudar muito nesta hora e tudo acabará bem. Lembro que também é tempo de oportunidades, porque nas crises existem os que choram e outros, que batem palmas”, salienta.
Desafios
Para o empresário, o ano de 2016 será de muitos desafios para o setor e para a entidade e aponta que serão muitos. “Posso citar que o estacionamento rotativo eficiente é uma expectativa que está prestes a se confirmar, uma vez que o poder público está empenhado nisso. A regulamentação das feiras itinerantes e a questão dos ambulantes também nos preocupa”, destaca.
É tendo esses focos de atuação em mente que o novo presidente afirma que pretende conduzir a CDL com harmonia e focada no seu objetivo principal que é seu associado e no desenvolvimento de Passo Fundo.
Superar a crise
Além da crise econômica, Sonda argumenta que é necessário aprimorar as relações com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a imprensa, demais entidades representativas e com todos os parceiros da CDL ao longo de sua gestão.” A diretoria vai sempre defender os interesses dos associados nas questões mais emblemáticas que interferem no desempenho da atividade comercial, como por exemplo a questão das feiras itinerantes”, ressalta. Ainda, projeta o retorno do crescimento do setor: “acredito no crescimento e discordo dos economistas. Teremos um início de ano conturbado, mas à medida que a questão política for sendo resolvida a economia voltará a crescer num ritmo seguro. Como líder de um entidade tão importante não posso vir a público pensando de outra forma”, conclui.
Confira a nominata para 2016:
Presidente: Adriano Sonda
Vice-presidente: Carina Sobiesiak
Diretor do SCPC: Valter Ceolin
Diretor financeiro: Volmir Danielli
Diretor: Roberto Estivallet
Diretor: Milton Rezende
Diretor: Lissandro Mateus Pittol
Diretor: Sérgio Giacomini
Diretor: Zoila Soares Medeiros
Diretor nato: Agadir Stramari
Conselho Fiscal: Ary Rabello
Conselho Fiscal: Janie Casanova da Silva
Conselho Fiscal: Márcia Meneguzzi
Conselho Fiscal Suplente: Aldo Battisti