CDL: Presidente eleito acredita na retomada do setor em 2016

Adriano Sonda assume a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas em março de 2016. Esta é a primeira vez que irá atuar como presidente da entidade

Por
· 2 min de leitura
Adriano Sonda foi escolhido na eleição realizada no mês de dezembroAdriano Sonda foi escolhido na eleição realizada no mês de dezembro
Adriano Sonda foi escolhido na eleição realizada no mês de dezembro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em março de 2016 a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo terá nova diretoria. Eleita nesse mês de dezembro, a nominata tem como presidente Adriano Sonda, 57 anos, proprietário da Windowshow – Casa das Persianas. Natural de Anta Gorda, Sonda mora em Passo Fundo desde o ano de 1972. No município frequentou as escolas Protásio Alves, Nicolau de Araújo Vergueiro e cursou Administração na Universidade de Passo Fundo (UPF). Depois de atuar como bancário e representante comercial, abriu sua loja, no ano de 1995. Associado na CDL desde 2005, a partir de 2008 começou a desenvolver atividades junto à diretoria da entidade, mas no próximo ano assumirá pela primeira vez a presidência.

Estar à frente dessa entidade em um ano que ainda se prevê de repercussão da crise econômica e política será um desafio para Sonda, mas ele se afirma otimista para a reversão da situação ao longo do próximo ano. “Imagino um cenário difícil sim, pois as previsões dos economistas são pessimistas. Mas eu não sou pessimista e acho que, mesmo com dificuldades, vamos seguir em frente, pois tudo passa e a crise também vai passar”, avalia.

Sonda acredita ainda que as empresas precisam se ajustar e buscar usar a criatividade para superar estas dificuldades. “Talvez os empresários com menos de 40 anos se assustem um pouco, pois esta é a maior crise dos últimos 20 anos, mas a experiência dos mais antigos vai ajudar muito nesta hora e tudo acabará bem. Lembro que também é tempo de oportunidades, porque nas crises existem os que choram e outros, que batem palmas”, salienta.

Desafios
Para o empresário, o ano de 2016 será de muitos desafios para o setor e para a entidade e aponta que serão muitos. “Posso citar que o estacionamento rotativo eficiente é uma expectativa que está prestes a se confirmar, uma vez que o poder público está empenhado nisso. A regulamentação das feiras itinerantes e a questão dos ambulantes também nos preocupa”, destaca.

É tendo esses focos de atuação em mente que o novo presidente afirma que pretende conduzir a CDL com harmonia e focada no seu objetivo principal que é seu associado e no desenvolvimento de Passo Fundo.

Superar a crise
Além da crise econômica, Sonda argumenta que é necessário aprimorar as relações com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a imprensa, demais entidades representativas e com todos os parceiros da CDL ao longo de sua gestão.” A diretoria vai sempre defender os interesses dos associados nas questões mais emblemáticas que interferem no desempenho da atividade comercial, como por exemplo a questão das feiras itinerantes”, ressalta. Ainda, projeta o retorno do crescimento do setor: “acredito no crescimento e discordo dos economistas. Teremos um início de ano conturbado, mas à medida que a questão política for sendo resolvida a economia voltará a crescer num ritmo seguro. Como líder de um entidade tão importante não posso vir a público pensando de outra forma”, conclui.

Confira a nominata para 2016:

Presidente: Adriano Sonda

Vice-presidente: Carina Sobiesiak

Diretor do SCPC: Valter Ceolin

Diretor financeiro: Volmir Danielli

Diretor: Roberto Estivallet

Diretor: Milton Rezende

Diretor: Lissandro Mateus Pittol

Diretor: Sérgio Giacomini

Diretor: Zoila Soares Medeiros

Diretor nato: Agadir Stramari

Conselho Fiscal: Ary Rabello

Conselho Fiscal: Janie Casanova da Silva

Conselho Fiscal: Márcia Meneguzzi

Conselho Fiscal Suplente: Aldo Battisti

Gostou? Compartilhe