Na tarde de quinta-feira, aconteceu a ação “Natal Consciente”. A ação teve como objetivo alertar os consumidores nesta época em que as compras costumam ser mais acentuadas. A iniciativa aconteceu na Avenida Brasil e foi realizada pelo Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo, juntamente com o Procon do município.
As pessoas que passaram pelo local receberam folderes informativos e esclarecimentos sobre formas de pagamento, orientações na hora de comprar os produtos e sobre os direitos dos consumidores. A professora orientadora do Balcão do Consumidor, Manoela Bitencourt, destacou algumas dicas para as compras de final de ano. “Queremos alertar o consumidor com relação ao modo de pagamento das compras, sobre a importância de pesquisar antes de comprar, orientar para que o consumidor não compre por impulso e para que ele fique atento às descrições do produto”, observou a professora.
O consumidor também deve ficar atento na hora de comprar pela Internet. “Às vezes, os consumidores se empolgam com os valores atrativos, mas depois percebem que o site não existe mais. É importante ficar atento para evitar prejuízos”, enfatizou Manoela. O aposentado Armando Prado de Oliveira salientou a importância dessa ação. “Temos que ficar atentos, se não a gente chega no vermelho. Fazer pesquisas e pagar à vista é importante. Eu não compro no cartão. Controle bem as contas”, declarou o aposentado.
Consumidor deve estar atento ao produto
É importante que o consumidor perceba se o produto ou serviço possui informações claras sobre sua quantidade, peso, composição, validade, garantia, preço, riscos que apresenta e modo de utilização. É importante também que o vendedor informe sobre as características daquilo que está sendo comprado ou contratado e também que o consumidor leia o manual de instruções, as etiquetas, as bulas e as informações contidas nas embalagens para verificar se possuem informações adequadas e claras. Exija ainda a nota fiscal da compra ou recibos de pagamento.
Balcão do Consumidor e Procon
Para esclarecimento de dúvidas ou informações sobre os direitos do consumidor, as pessoas podem entrar em contato com o Balcão do Consumidor localizado na Avenida Brasil,743, no Centro, ou pelo telefone (54) 3314-7660. O consumidor também pode procurar o Procon de Passo Fundo, também localizado na Avenida Brasil, 758, no Centro, e pelo telefone (54) 3584-1155.