OPINIÃO

Fatos - 22/12/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conversa
Depois de ser empossado, ontem à tarde, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, participou de uma conversa com o mercado financeiro foi por meio de uma teleconferência conduzida pelo banco J.P. Morgan. Ele afirmou que o governo continua comprometido com o ajuste fiscal e que fará o que for necessário para cumprir a meta de superávit primário de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2016. “Acertamos com o Congresso Nacional a redução da meta de 0,7% para 0,5% do PIB, com uma margem para investimentos, mas a decisão terminou não sendo essa. Mesmo assim, vamos perseguir esse objetivo [0,5% do PIB] e fazer os ajustes”, informou. Disse também que espera a aprovação da nova CPMF, destinada a custear o déficit da Previdência Social, mas informou aos investidores que, caso a aprovação demore no Congresso Nacional, terá que encontrar alternativas. Naturalmente o mercado financeiro atuou de forma nervosa a segunda-feira: o dólar fechou o dia acimar dos R$ 4.

Rede Sustentabilidade
O caminho era natural, visto a proximidade da rede Sustentabilidade com o PSB. A Rede oficializou apoio a administração do prefeito Luciano Azevedo que vem aos poucos formando a composição da chapa que deve sustentar a candidatura à reeleição em 2016. “O ingresso da Rede no governo é um reforço importante para a administração municipal. Um partido novo, com ideias que estão em sintonia com nossa gestão e lideranças que podem contribuir muito com o atual governo”, destacou Luciano.

Reservas
O prefeito de Mato Castelhano Jorge Agazzi esteve participando semana passada da reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assmbleia Legislativa. Essa semana haverá nova reunião. Estão prestes a aprovar um projeto de lei que impedirá a demarcação de terrenas para destinação aos indígenas inferiores a 4 módulos rurais. Em Mato Castelhano o módulo rural é de 16 hectares. Em Passo Fundo o módulo é um pouco maior. Esse projeto impedirá que pequenas propriedades de agricultores sejam demarcadas para destinação às reservas indígenas. A AL identificou uma lacuna na lei federal, que permite ao Estado definir essa restrição. Lá em Mato Castelhano temos sérios problemas com a questão indígena.

Acumulado
A Mega-Sena acumulou mais uma vez. Expectativa para saber se o prêmio sai novamente para Brasília. A Capital federal anda com uma sorte danada!

Ressaca
Segunda-feira de ressaca depois de uma semana cheia de surpresas no cenário político nacional. Que ano!

Gostou? Compartilhe