Uma criança, uma árvore I
Criado pela administração municipal com a intenção de arborizar a área urbana do município e instituir uma ação permanente de preservação do meio ambiente, o Programa Uma Criança, Uma Árvore já plantou 7 mil árvores na cidade desde o início de suas ações. O programa, que faz homenagem a cada criança nascida com o plantio de uma árvore nativa, registrou 2.290 árvores plantadas em 2013; 2.370 em 2014; e 2.340 em 2015. O plantio ocorre em diferentes pontos da cidade, entre escolas e seu entorno ou espaços públicos, como as praças.
Uma criança, uma árvore II
Entre os principais objetivos, a iniciativa busca a arborização e a recuperação de áreas verdes do município. Como benefícios, a arborização traz o aumento da umidade relativa do ar, atenuação sonora, maior conforto térmico e a valorização imobiliária da área. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o programa vem para reforçar todas as ações e o esforço da Prefeitura em cuidar dos espaços públicos, fazendo com isso uma grande ação de educação ambiental em mais de 20 regiões da cidade, onde as famílias receberam o certificado da árvore plantada em homenagem a criança nascida.
Menos telefones
Uma mudança de comportamento dos usuários de telefonia móvel fez com que, em 2015, o número de linhas de celulares caísse no país pela primeira vez. O setor de telefonia celular, que vinha crescendo a cada mês, apresentou uma queda de 2,8% no número de linhas ativas neste ano. Em janeiro, havia 281,7 milhões de linhas ativas no país e, em outubro (número mais recente da Anatel), o número havia caído para 273,8 milhões. A tendência de queda na telefonia celular era esperada só para daqui a dois ou três anos pelos agentes do setor, mas começou a ocorrer em junho deste ano.
Mais internet
Uma das explicações é que ao invés de ter dois ou três chips em cada aparelho para usar os serviços de voz, os clientes estão optando por trocar mensagens de texto e de voz por meio de aplicativos que utilizam apenas dados de internet. Por causa desse comportamento, o acesso à internet móvel, que já tinha aumentado em mais de 50% no ano passado, cresceu 13,5% entre janeiro e outubro de 2015. O destaque foi para o crescimento dos acessos em 4G, que passaram de 7,8 milhões em janeiro para 20,4 milhões em outubro. A banda larga fixa teve um aumento de 5,4% no número de assinantes. Em janeiro eram 24,1 milhões de usuários, e em setembro cresceu para 25,4 milhões.
Convocação extraordinária I
A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira sessão plenária extraordinária, por convocação do presidente Edson Brum (PMDB), a pedido do governador José Ivo Sartori. Os parlamentares apreciam primeiro o requerimento de convocação extraordinária do governador. Caso aceito (por, no mínimo 28 votos favoráveis), passam à Ordem do Dia, com 29 matérias para apreciação, 15 das quais enviadas na quarta-feira (23) pelo Executivo. O chefe do executivo estadual classificou os projetos como de extrema importância para o futuro do Estado. A lista completa dos projetos a serem apreciados pode ser conferida no site da Assembleia Legislativa -www.al.rs.gov.br.
Vendas menores
As vendas no período do Natal nos shopping centers brasileiros caíram 1% em 2015, já descontada a inflação, se comparadas com as do mesmo período do ano passado. O recuo é o maior registrado nos últimos 10 anos. O levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgado no dia 26, não informa os valores das vendas do período natalino, apenas a variação em relação a 2014.