OPINIÃO

Fatos - 29/12/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

E aí?
O ano está terminando e o quadro eleitoral para 2016 é uma incógnita. Quais serão os adversários do prefeito Luciano Azevedo, PSB? Na lista, por enquanto, o mais provável continua sendo o ex-prefeito Osvaldo Gomes, PP. O que não se sabe é se ele disputará pela sigla atual ou migrará para outro partido, já que a possibilidade de filiação foi prorrogada. PT e PDT, potenciais adversários, estão voltados para si em busca de nomes com potencial eleitoral. Os meses de janeiro e fevereiro serão decisivos para estes partidos. E as estratégias para a campanha terão que ser bem estruturadas para enfrentar o prefeito Luciano que virá com tudo.

Na lista
O jornalista Políbio Braga lançou enquete para que os leitores do seu blog escolham qual o melhor político do ano de 2015 no Rio Grande do Sul. Na lista, definida pelo editor, estão dois passo-fundenses: o prefeito Luciano Azevedo e o ex-deputado federal Beto Albuquerque.

Debate
Uma estratégia que não colabora em nada para o debate amplo e democrático segue firme passa governo, entra governo: convocar períodos extraordinários na última semana do ano para votar pacotes de projetos. A prática deveria ser proibida legalmente. Mas quem vai tomar a iniciativa diante da promíscua relação entre Executivo e Legislativo?  Infelizmente o toma lá da cá prevalece.

É a vó
O deputado estadual Gilberto Capoani, PMDB, é conhecido por suas respostas imediatas diante de situações incomuns. Ontem, respondeu da tribuna uma agressão que veio das galerias: “Vagabundos”, disse alguém que assistia a sessão. “É a vó de quem chama”, respondeu Capoani.  Nervos a flor da pele.

Retrospectiva
*Na posse para o segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff diz que o Brasil será a Pátria Educadora.
*No começo do ano letivo, Universidades e instituições de ensino superior deixam de receber os valores correspondentes do Fies. Programas como o Pronatec sofrem com a falta de recursos.
*Primeira medida do governador José Ivo Sartori, depois de assumir o Estado, foi suspender pagamento de fornecedores, restringir gastos de toda a natureza.
Foi só o começo....

 

Gostou? Compartilhe