A população passo-fundense recebe mais uma obra para qualificar a saúde. A nova unidade básica de saúde da Vila Nova, a UBS Júlio Rosa, é a nona unidade entregue pela Prefeitura de Passo Fundo em três anos. O ato de inauguração, realizado nessa terça-feira (29), marca o início do atendimento para uma área de abrangência que deve beneficiar cerca de 7 mil pessoas.
O prefeito Luciano Azevedo destaca o investimento em saúde feito na cidade. "Fazer um governo próximo das pessoas é também ouvir e atender os anseios de quem faz Passo Fundo crescer. Por isso, hoje inauguramos a nona unidade de saúde e qualificamos uma área que sempre precisa de atenção. Devemos nos orgulhar por ser um dos municípios do interior do estado que mais investe em novas estruturas públicas de saúde", declarou Luciano
A comunidade recebe um espaço devidamente equipado e adequado para atender a população. A equipe da nova UBS inclui médicos (clínico geral, pediatra, ginecologista), enfermeiros e técnicos em Enfermagem. Segundo o presidente do bairro, Antônio Alderi Pereira "a comunidade recebeu uma das melhores estruturas. Lutamos muito por este espaço e agradecemos ao prefeito pelo empenho. Todos podem ter certeza que esta unidade que leva o nome do Júlio Rosa está de portas abertas", frisou ele.
O projeto arquitetônico contempla acessibilidade universal, sendo totalmente adaptado para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade. O espaço conta com dois consultórios médicos; um gabinete odontológico; sala de espera e registro de pacientes; sanitários públicos feminino e masculino; sala administrativa; sala de reuniões; sala de vacinas (imunização); farmácia; sala de procedimentos e coleta de exames; sala de curativos; sala de utilidades; sala de esterilização; sala de inalação; vestiários para funcionários; e copa/cozinha.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, "a UBS encerra um ciclo de 20 anos em que o atendimento à saúde nesta região, principalmente na Vila Nova e na Santa Marta, era oferecido em locais muito precários", destacou ele. A UBS da Vila Nova também sediará a segunda unidade escola da IMED em parceria com a Prefeitura, possibilitando que os estudantes do Curso de Medicina realizem atividades e atendimentos ao público. O secretário de Saúde explica que a unidade escola traz uma grande gama de profissionais, inclusive especializados, o que contribui para qualificar o atendimento dos pacientes que serão atendidos na UBS.
Homenagem a um comunicador do povo
A UBS Júlio Rosa é assim nominada pela lei municipal nº 5.133, de 26 de junho de 2015, de autoria do Executivo Municipal. Júlio Rosa foi um comunicador que consolidou sua carreira profissional em Passo Fundo, tornado-se referência tanto para os colegas de profissão, quanto para os ouvintes, como alguém que sempre estendeu a mão em ajuda aos necessitados. Júlio ainda foi vereador no período de 1989 a 2000, e faleceu em abril de 2013. Da Câmara de Vereadores, recebeu in memoriam, em dezembro de 2013, o título de Vereador Emérito de Passo Fundo.
Para um dos filhos de Júlio Rosa, Ronaldo Rosa, o reconhecimento é gratificante para toda a família. "Foi aqui em Passo Fundo que o pai fez a sua história, a cidade que ele escolheu e amou e que, agora, dá esse reconhecimento a ele. Agradecemos muito essa homenagem, pois o pai sempre estava perto das pessoas para ajudar. Que o nome Júlio Rosa possa inspirar o trabalho na UBS da Vila Nova", observou Ronaldo.
A UBS Júlio Rosa fica localizada na Rua Aspirante Jenner, esquina com Guilherme Sperry, na Vila Nova.
Prefeitura entrega unidade de saúde da Vila Nova
· 2 min de leitura