Em Passo Fundo, a Rua General Osório passou a funcionar em mão dupla desde a Sete de Setembro até a Benjamin Constant há um ano, a partir de intervenções realizadas pela Prefeitura de Passo Fundo. Local de inúmeros acidentes, com registro de mortes e lesões graves há anos, a implementação da nova sinalização praticamente zerou o número de acidentes.
Para Irene Trevisan, que mora na Rua General Osório, esquina com a Rua Teixeira Soares, há quase 50 anos, as alterações trouxeram muito mais segurança. ?Antes da mudança aconteciam muitos acidentes. Um homem teve a perna amputada e uma mulher morreu aqui na frente da minha casa, entre outros casos. Toda vez era uma confusão, tinha que chamar ajuda, as pessoas se machucavam muito?, lembra Dona Irene, que comenta a mudança positiva realizada pela prefeitura: ?tudo melhorou, o trânsito ficou mais seguro e os acidentes graves não acontecem mais na esquina da minha casa há um ano?, ressaltou.
Na época, a Rua General Osório também recebeu a instalação de semáforos nos cruzamentos com as ruas Benjamin Constant, Fagundes dos Reis, Capitão Eleutério, General Neto, Teixeira Soares e Capitão Araújo. O fluxo do trânsito ganhou mais fluidez, sendo uma rota alternativa para atravessar todo o centro da cidade sem ter que passar pela Avenida Brasil.
Números
No cruzamento das ruas General Osório e Teixeira Soares, onde mora a Dona Irene, os acidentes ocorridos antes das intervenções viárias no local, no período de setembro de 2013 a agosto de 2014, foram de seis acidentes com sete vítimas, dentre elas, uma morte; e cinco acidentes sem lesões. Desde a mudança, de setembro de 2014 a agosto de 2015, houve apenas um acidente com uma vítima e cinco acidentes sem lesões.
Os dados são da Guarda Municipal de Trânsito. Segundo o chefe da Guarda Municipal de Trânsito, Ruberson Stieven, ?após a semaforização do cruzamento, tivemos uma redução de 85% nos acidentes de trânsito com lesões ou morte, restando em número igual os acidentes de pequenas proporções. Ou seja, após as melhorias implementadas no cruzamento, diminuiu a velocidade no local e, com isso, alguns acidentes que acontecem são de pequenas proporções?, disse.
Mudança na General Osório é avaliada como positiva
· 1 min de leitura