Número de vítimas no trânsito foi menor em 2015

Balanço final divulgado ontem pela Secretaria da Segurança aponta uma redução de 55,18% nas mortes no perímetro urbano

Por
· 2 min de leitura
Número de veículos saltou de 87 mil, em 2010, para 121 mil, em 2015Número de veículos saltou de 87 mil, em 2010, para 121 mil, em 2015
Número de veículos saltou de 87 mil, em 2010, para 121 mil, em 2015
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O número de acidentes com vítimas fatais em 2015, no perímetro urbano de Passo Fundo reduziu 55,18%. O resultado foi apresentado ontem pela Secretaria de Segurança Pública. No ano passado foram registradas 13 mortes no trânsito, enquanto em 2014, 29 pessoas perderam a vida em acidentes. Em comparação a média nos últimos cinco anos, com 16.8 vítimas fatais, os dados de 2015 também apresentam baixa, representando 22,61% de redução.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, o índice deve permanecer em baixa. “Queremos diminuir ainda mais esse indicador, mas, isso só será possível com a participação de todos, principalmente do motorista”, ressaltou. Gonçalves ainda destaca que a frota de veículos aumentou consideravelmente, de 87.561 veículos em 2010 para 121.986 em 2015, de acordo com dados do Denatran até novembro do ano passado.

Em 2015, diversos projetos ou ações foram trabalhadas, com planejamento do Plano de Educação de Trânsito para 2015: Escolinha de Trânsito Móvel; palestra em escolas (alunos e professores) e empresas; atividades dos Multiplicadores de Educação para o Trânsito; Maio Amarelo; Semana Municipal de Trânsito ? dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito; e Balada Segura. Todos esses projetos alcançaram um público total de 24.160 pessoas.

Câmara Temática
O ano de 2015 ainda foi o de implementação da Câmara Temática de Segurança no Trânsito, que contabilizou oito reuniões com apresentações de trabalhos e temas voltados para mobilidade e trânsito. Os encontros contaram com professores universitários, especialistas na área de Mobilidade, Estatística e Gerenciamento e engenheiros e técnicos do trânsito. “Acreditamos na educação e vamos continuar investindo nessa área, pois o trânsito só vai fluir melhor e com segurança se houver a conscientização e educação, principalmente, do motorista”, disse Gonçalves.

Balada Segura
Nas diversas operações realizadas, 618 motoristas foram voluntários e efetuaram o teste de etilômetro, sendo que desses, 18 estavam conduzindo os veículos após ingerir bebidas alcoólicas. A Secretaria de Segurança Pública adverte que ainda existem muitos motoristas que dirigem sob o efeito da bebida alcoólica e são esses motoristas os maiores causadores de acidentes de grande repercussão e que envolvem vítimas fatais.

Melhorias
Em 2015, foram realizadas diversas obras para planejar o trânsito, desafogar vias movimentadas e alinhar o fluxo pela Prefeitura. Entre os serviços, constam: novos semáforos; sinalizações verticais e horizontais; mudanças de direção de vias; e a implementação do Anel Viário, projeto que estabelece novas rotas de deslocamentos com mais segurança e economia de tempo. Ainda, o Setor de Trânsito da Secretaria de Segurança atendeu 49 bairros com sinalização de trânsito completa, ou seja, sinalização vertical e horizonta e redutores de velocidade. Por meio do somatório de medidas (educação, engenharia e fiscalização continua dos Agentes Fiscais de Trânsito) os resultados são obtidos a cada ano para proporcionar um trânsito mais seguro.

Gostou? Compartilhe