Já é comum a redução no número de doações de sangue no período de férias de verão. Porém, a situação no momento é ainda mais grave já que, em dezembro, o Hemopasso de Passo Fundo foi pego de surpresa com a notícia de que teria que atender também a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, responsável pelo atendimento de 32 municípios do Alto Uruguai, cuja população é de aproximadamente 238 mil pessoas. O motivo foi a interdição da Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim, após uma pessoa ter sido contaminada com o vírus HIV durante uma transfusão de sangue no Hospital Santa Terezinha. De acordo com a coordenadora geral do Hemopasso de Passo Fundo, Claudete Mistura Doro, o trabalho de atendimento aos hospitais conveniados ao Banco de Sangue de Erechim tem sido intenso desde o dia 23 de dezembro do ano passado, não medindo esforços por parte da instituição para melhor atender aos pacientes com o apoio da Hemorrede Pública do Estado. “Uma das maiores dificuldades para o abastecimento é a falta de doadores, o que já é rotina no período de férias, além do quadro reduzido de funcionários que nossa instituição dispõe e horário de atendimento reduzido por este motivo”.
Precisa-se de doadores
No período de férias há uma normal redução de doadores, por isso o hemocentro continua em busca constante para o atendimento. “Além da população da 11ª Coordenadoria, também da nossa região que abrange 139 municípios, sendo 44 hospitais de nossa responsabilidade”, explica Claudete. Para doar é preciso fazer o agendamento pelo telefone (54) 3311-5555. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 horas às 13h30min.
Após a coleta
Segundo a coordenadora do Hemopasso, conforme legislação vigente, após a coleta a bolsa de sangue é destinada ao Laboratório de Processamento para produção de hemocomponentes (CHAD, Plasma, Plaquetas e Crioprecipitado), as amostras do doador são destinadas aos Laboratórios de Sorologia e Imunologia para realização dos testes respectivos. “As unidades são armazenadas no setor de pré-estoque aguardando os resultados que são divulgados via sistema informatizado para após divulgação dos resultados e liberação da bolsa para o setor de estoque, para então distribuição”, conclui.
Relembre
Atendendo pedido do Ministério Público Estadual (MP), a Vigilância Sanitária do Estado interditou o banco de sangue de Erechim em dezembro do ano passado. A medida foi determinada após uma pessoa ter sido contaminada com o vírus HIV durante uma transfusão de sangue no Hospital Santa Terezinha. Conforme levantamento feito pelo MP, a contaminação ocorreu no momento em que o paciente realizava uma cirurgia. Na transfusão, ele recebeu sangue contaminado de uma bolsa encaminhada pelo banco de sangue ao hospital. Ao MP, a direção do órgão informou que o sangue contaminado havia sido detectado através dos testes, no entanto, no momento de separar o material, uma funcionária teria misturado a bolsa que deveria ter sido descartada com as demais.
Requisitos básicos para quem quer doar:
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Respeitar os intervalos para doação
» Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
» Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).