HSVP registra 3,2 mil nascimentos em 2015

São realizados de oito a dez partos por dia

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo por meio do Centro Obstétrico (CO), registrou um aumento dos nascimentos em 2015. Referência no interior do estado em gestações de alto risco e reconhecido pela alta qualidade profissional aliada às ações permanentes de humanização, o CO contabilizou 3228 nascimentos no último ano, 0,9% a mais que em 2014 quando nasceram 3199 bebês. Além disso, de 2010 para cá, o número de nascimentos no HSVP aumentou aproximadamente 24%. Pelo quarto ano consecutivo nasceram mais meninos, 1470 no ano de 2012 , 1517 em 2013, 1652 em 2014 e 1656 em 2015.

A obstetra e Coordenadora da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HSVP, Dra. Giovana Donato destaca que a escolha do hospital é um momento muito importante para a futura mãe e a família. “A importância da escolha do hospital se refere à segurança no atendimento da gestante e do bebê. O processo para ter um atendimento com segurança e confiança inicia com a escolha da equipe médica, que passa pela escolha do obstetra e depois, do pediatra e do anestesista. Logicamente, a escolha do hospital traz segurança também para o médico, além da paciente e família, pois nós médicos sugerimos o estabelecimento de saúde onde trabalhamos e estamos habituados com o ambiente, equipe de enfermagem, materiais e equipamentos”, relata Dr. Giovana.

Dos mais três mil nascimentos, 2124 foram cesáreas e 1104 partos normais. “Das gestantes que recebemos, 1973 nascimentos foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 1255 através dos contratos particulares e convênios. O HSVP é um hospital de referência para gestação de alto risco e para atendimento de bebês em risco, por possuir equipe médica treinada e qualificada para este tipo de atendimento, nas unidades do Ambulatório de Pré-natal, Maternidade e CTI Neonatal, além de suporte técnico, em materiais e equipamentos, para atendimentos de tal complexidade”, enaltece a especialista, enfatizando ainda que a instituição tem o maior volume de atendimentos ambulatoriais, internações clínicas e nascimentos em Passo Fundo.

No HSVP em média, são realizados de oito a dez partos por dia. A obstetra relata que, ao chegar ao hospital a gestante é recebida na sala de admissão da maternidade, onde será avaliada a saúde da mãe e do bebê. Em seguida a mãe e seu acompanhante serão encaminhados para o centro obstétrico, onde a mãe ficará em trabalho de parto ou será encaminhada para a cesariana. “A recuperação pós-parto é dentro do CO, onde as mães, bebês e acompanhantes permanecem de 2 a 4 horas, período após o qual serão encaminhados para o quarto. Quando o parto é normal, a internação é por 24 horas, se cesariana, por 48 horas, se não houverem complicações”, completa Giovana, relatando ainda que durante a internação a mãe recebe orientações para amamentação e o bebê recebe toda a atenção necessária.

Expectativa 2016
Com crescimento ano a ano nos nascimentos a obstetra prevê que 2016 não será diferente, mesmo com o surgimento do Zika vírus. “Penso que os nascimentos vão seguir uma linha crescente, pois embora algumas pacientes questionem sobre o Zika vírus, não temos casos em nossa região ainda. Temos orientado que seja prevenido o desenvolvimento do mosquito e que seja evitada a picada, pois não há tratamento para esta infecção e suas sequelas”, enfatiza.

Gostou? Compartilhe