Passado o Natal, a quarta-feira (06) foi dia de guardar a decoração temática. E aproveitando o Dia de Reis, a Associação Mais Morom fez, na tarde de ontem, o recolhimento dos pinheiros que enfeitaram a rua durante as festas de final de ano e que a partir de agora vão ganhar uma nova utilidade. Os 28 ciprestes que restaram – ao todo eram 50, mas alguns foram roubados e outros não foram devolvidos por interesse particular – foram doados à Prefeitura de Passo Fundo para que seja feito o replantio das árvores.
De acordo com o ex-presidente e integrante do conselho da Associação Mais Morom, Ivan Sciessere, a inciativa de utilizar os pinheiros na decoração deste ano veio motivada pela poda que aconteceu na rua no ano passado e acabou tirando as copas das árvores comumente utilizadas como parte da decoração natalina. “A gente sempre utilizou muito as árvores na decoração de Natal e com a poda nós tivemos uma limitação quanto a isso. Então tivemos a ideia de incrementar com ciprestes, exatamente em um plano mais baixo, numa linha mais do pedestre, para poder ter essa harmonia do verde e também a simbologia que a árvore tem no Natal”, explica.
Durante o mês de dezembro, os 50 pinheiros foram distribuídos entre todos os sócios nas quatro quadras, entre as ruas Coronel Chicuta e Fagundes dos Reis. A doação para a Prefeitura, segundo Sciessere, já havia sido combinada com a secretária de Planejamento do município, Ana Paula Wickert. “Nossa intenção era que fossem destinados ao Parque da Gare, mas de acordo com o projeto do parque, serão plantados apenas árvores nativas, que não é o caso do cipreste, então entregamos ao viveiro municipal e lá eles ganharão um novo destino”, finaliza.