Fim de semana terá céu nublado e pancadas de chuva

Temperaturas devem permanecer elevadas e há possibilidade de temporal em áreas isoladas

Por
· 2 min de leitura
A sexta-feira iniciou com céu aberto e registrou a maior temperatura do ano até agora, 31ºC.A sexta-feira iniciou com céu aberto e registrou a maior temperatura do ano até agora, 31ºC.
A sexta-feira iniciou com céu aberto e registrou a maior temperatura do ano até agora, 31ºC.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de uma semana abafada, a sexta-feira (08) registrou a maior temperatura do ano até agora: 31ºC. Tanto calor trouxe pancadas de chuva no final da tarde. Seguindo essa linha, o sábado (09) deve começar com temperatura amena e alternar períodos de sol com céu nublado e encoberto, segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio. Há também a possibilidade de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A mínima deve ficar em torno de 20ºC e a máxima pode chegar aos 30ºC. Da mesma forma, ainda de acordo com Sampaio, o domingo (10) será de céu nublado e encoberto também com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A mínima será de 20ºC e a máxima 28ºC.

Para a próxima semana, o tempo não deve mudar muito. A previsão é que a segunda (11) e a terça-feira (12) se mantenham como no domingo: nebulosidade, céu encoberto e pancadas isoladas de chuva. As temperaturas também se mantêm iguais: mínima de 20ºC e máxima em torno de 28ºC.

Apesar de parecer não dar trégua, a chuva se mantém dentro da normalidade. Até a tarde de sexta foram registrados 18mm, o equivalente a 12% da média do mês de janeiro que é de 150mm. Sampaio lembra que de acordo com o prognóstico climático o verão será de chuvas acima do padrão climatológico em função do El Niño, que deve permanecer atuando em todo o Estado. O maior volume de chuvas, em contrapartida, faz com que as temperaturas máximas fiquem um pouco abaixo do padrão. “Teremos um verão com mais nebulosidade e temperaturas não tão elevadas como as registradas normalmente nessa estação do ano”, ressalta o observador. 

Calor e possibilidade de temporal nas demais regiões do Estado
A máxima de calor seguido de pancadas de chuva deve se manter em todas as regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com Centro Estadual de Meteorologia, Cemet/RS, no sábado, o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a rápida elevação da temperatura e no período da tarde faz calor em todo o Estado, com possibilidade de pancadas de chuva no fim do dia apenas na faixa norte. Já o domingo que deve iniciar com sol e temperaturas altas pode encerrar com temporal. Ao longo do dia, a propagação de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais, associados com fortes rajadas de vento e queda de granizo.

Situação que pode se repetir na segunda-feira. A previsão do Cemet é de que as áreas de instabilidade permeçam atuando e durante a segunda-feira ocorram pancadas de chuva e trovoadas na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados na metade Norte. Entre a Zona Sul e a Campanha, a nebulosidade diminui a partir da tarde. Na terça, a nebulosidade permanece, sendo mais um dia com céu encoberto e chuva. Ao longo do dia ocorrerão aberturas de sol apenas na Campanha e na Zona Sul o tempo ficará firme.

Gostou? Compartilhe