OPINIÃO

Fontes em Off - 09/01/2016

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mudança no Trânsito
A Rua Benedita Acauã, entre as ruas Antonino Xavier e Capitão Araújo, no bairro Tupinambá, passará a ser mão única. Os serviços iniciaram nessa semana e estão sendo implementadas pelas equipes das secretarias de Segurança Pública, Transportes e Serviços Gerais e Obras da Prefeitura de Passo Fundo. Além do Bairro Tupinambá, as alterações também mudarão a rota para os moradores da Vila Luíza. Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, a mudança tem o objetivo de diminuir o tráfego de caminhões na via, alinhando o fluxo da saída dos veículos em direção à perimetral, sentido RS 324. Entre os trabalhos realizados, será feita a mudança de direção da rua e toda a sinalização horizontal e vertical, com pintura e colocação de placas. A Guarda Municipal de Trânsito está no local para garantir a segurança e orientar os motoristas e pedestres. 

Vestibular Complementar
Neste sábado, 9,  será realizada a prova do processo seletivo complementar de verão 2016 da Universidade de Passo Fundo. A seleção dos candidatos se dará por meio de prova única de redação que inicia às 14h e encerra às 15h30min, ou por meio da utilização da nota obtida na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas no Campus I e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos serão classificados, conforme a ordem decrescente, pela nota obtida na prova de redação da UPF, ou pela nota obtida na redação do Enem dos anos de 2011 a 2014. As vagas disponíveis são destinadas para ingresso, no primeiro semestre de 2016, em cursos de graduação na modalidade presencial.
A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 11 de janeiro de 2016, a partir das 11h, no site da UPF, em vestibular.upf.br. As matrículas iniciam no dia 12 de janeiro.

Itaipu
A Usina Hidrelétrica Itaipu voltou a ser a maior em produção anual de energia elétrica, ultrapassando a Usina Três Gargantas, na China. Em 2014, Itaipu havia perdido a posição de líder mundial de produção anual de eletricidade em decorrência da crise hídrica enfrentada pelo Brasil. Em 2015, no entanto, Itaipu produziu 89,2 milhões de megawatts-hora (MWh), o que representa 2,5% a mais que a chinesa e, apesar de a produção de energia ter ficado abaixo da média dos últimos anos, foi considerada excelente por conta do cenário de seca enfrentado por grande parte do país. Desde a entrada em operação, em maio de 1984, Itaipu, que pertence ao Brasil e ao Paraguai, já gerou 2.312 bilhões de MWh, o que representa a maior produção de energia acumulada do mundo. A hidrelétrica responde atualmente por 15% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende mais de 75% do mercado paraguaio de eletricidade.

Gostou? Compartilhe