Os conselheiros tutelares e suplentes de Passo Fundo, eleitos no dia 04 de outubro, tomaram posse na manhã deste domingo (10). A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e reuniu autoridades e amigos e familiares dos novos conselheiros. Os cinco conselheiros titulares para Microrregião I e cinco para a Microrregião II têm mandato para o quadriênio de 2016/2019. O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente.
Neste ano, pela primeira vez, as eleições e a posse dos conselheiros foi unificada em todo o Brasil. O juiz da Vara da Infância e Juventude, Dalmir Franklin de Oliveira Júnior destacou a unificação. Para ele, o Conselhor Tutelar é uma instituição que atua na linha de frente na proteção dos direitos da criança e do adolescente. “Há muito que se trabalhar e conscientizar o poder público e a sociedade de que se deve priorizar esses direitos como estabelece a Constituição Federal”, disse. Dalmir destacou ainda a autonomia do Conselho e que essa autonomia confere ainda mais responsabilidade aos conselheiros. Para o prefeito municipal, Luciano Azevedo, a tarefa assumida pelos conselheiros e suplentes é muito dura, mas que ao mesmo tempo é uma oportunidade para a comunidade valorizar essa atividade. “Nós temos que sair daqui com a tarefa de valorizar o Conselhor Tutelar, ajudar a explicar para a cidade a função do Conselho”, frisou.
O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Tem como função atender denúncias, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos e deve agir sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo estado, pelos pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta.
Novos Conselheiros Tutelares de Passo Fundo tomam posse
Cerimônia aconteceu na manhã deste domingo no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores
· 1 min de leitura

