Sem trégua para o calor

Temperaturas altas seguem, pelo menos, até o fim da próxima semana. Até lá, nem sinal da chuva

Por
· 1 min de leitura
Temperaturas devem ficar acima de 30ºCTemperaturas devem ficar acima de 30ºC
Temperaturas devem ficar acima de 30ºC
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde o início da semana, o cenário tem sido o mesmo: sol, calor, temperaturas altas e dias típicos de um verão intenso. E a previsão meteorológica indica que, pelo menos até a próxima quinta-feira, 22, o clima vai permanecer assim: sem sinal de chuva e com temperaturas chegando perto ou passando dos 30ºC. 

Depois da chuva que assustou os passo-fundenses no sábado, 9, uma onda de ar seco e quente chegou na região e causou dias de forte calor. Desde a segunda, as temperaturas máximas tem chegado a 30ºC – com exceção desta quinta-feira, 14, onde os termômetros marcaram 29ºC. O calor, no entanto, parece ter sido maior que o número. E, segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, o clima vai permanecer assim. “Nessa sexta-feira, o céu fica de claro a parcialmente nublado e as temperaturas variam entre 18ºC e 30ºC. No sábado, o céu permanece do mesmo jeito, mas as temperaturas podem chegar a 32ºC. No domingo, a 33ºC”. E a próxima semana inicia, novamente, com muito calor.

Sampaio explica que as altas temperaturas são resultado de uma onda de intenso calor que vai chegar com força ao Rio Grande do Sul e vai manter as temperaturas acima dos 30ºC até a quinta-feira. “Esse ar seco e quente funciona como um bloqueio atmosférico que inibe a entrada de nuvens de chuva em praticamente todo o estado. Numa previsão estendida, podemos dizer que a chuva não chega por aqui até a quinta-feira”. A expectativa, segundo o observador, é que o próximo final de semana traga a chuva já que quando se registra de dez a doze dias sem chuva, no verão, existe a preocupação com uma possível estiagem. “Existe uma preocupação especialmente com as lavouras em desenvolvimento pleno”.

El Niño
Para quem estranhou a ausência de chuva, mesmo com o fenômeno El Niño, Sampaio explica. “A previsão indica que o El Niño continuaria atuando em janeiro, fevereiro e março, mantendo chuvas acima da média. Esses primeiros dias do ano, o fenômeno está atuando em Santa Catarina e no Paraná, onde estão sendo registradas chuvas. Para o Rio Grande do Sul, essa trégua é importante para que as localidades atingidas pelas cheias possam se recuperar. Por aqui, já choveu 52 milímetros, o que representa 35% da média, que é 150 milímetros.”.

 

Gostou? Compartilhe