OPINIÃO

Fatos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Contextualização
Qualquer negócio ou atividade econômica implica em riscos. Ainda mais quando esta atividade depende de uma série de componentes que estão fora de seu controle. A suspensão das atividades da Manitowoc, em Passo Fundo, e a demissão de 80 trabalhadores foi um baque para a cidade. Mas, previsto, afinal de contas guindastes não são fabricados da noite para o dia e nem vendidos a granel. O setor metalúrgico é um dos que mais sofre os efeitos da crise. Em Erechim, a Intecnial está com salários atrasados desde julho do ano passado e os trabalhadores chegaram a paralisar as atividades. Em Passo Fundo, sabemos das dificuldades enfrentadas pela Semeato, também com salários atrasados. A Lavoro, concessionária John Deere, teve uma retração de 15%. A indústria gaúcha neste segmento amarga saldos negativos desde 2014 e já contabiliza 30% de demissões. Portanto, a análise de um problema como este é mais complexo e merece ser contextualizada de forma adequada. Não cabem achismos e nem ações desmedidas.

Juros
O Copom está reunido desde ontem e deve anunciar hoje um possível aumento de 0,5 ponto percentual na taxa Selic. Tentativa de conter a inflação. Para o economista da UPF, Julcemar Zilli, é inútil. Isso porque, a inflação é de custo e não de demanda. “Pode cair, mas não tanto quanto imaginam”, disse. A outra intenção com o aumento dos juros é tentar frear a saída de dólar do país, oferecendo maior rentabilidade ao investidor para que fique com seu dinheiro no Brasil.

Ponto
A falta de vacinas em todo o Brasil está diretamente relacionada com a crise que o país passa. Está faltando dinheiro até para comprar a medicação que pode evitar doenças. É grave, gravíssimo. Em outras palavras: estamos pagando a conta com a própria saúde.

Contraponto
De outra parte, a presidenta Dilma Rousseff editou a Medida Provisória que abre R$ 419,4 milhões de crédito extraordinário em favor de diversos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público da União. O dinheiro será aplicado na ajuda de custo para moradia ou auxílio-moradia para agentes públicos. Fim dos tempos.

Espaço
Luiz Miguel estará no páreo das eleições municipais. Quer retornar à Câmara. Vai aproveitar o espaço que deve ser deixado pelos três atuais vereadores, que já anunciaram intenção de deixar o PDT. Prazo de mudança termina em 2 de abril.

Carnaval
Escolas de Samba de Passo Fundo mantém ensaios e prometem realizar um desfile no dia 27 de fevereiro, na Cohab II.

Gostou? Compartilhe