Fundação proporciona profissionalização

Antigo Patronato vive novo momento com gestão e metas traçadas para o ano

Por
· 1 min de leitura
Cerca de 20 alunos participaram do curso de eletricistaCerca de 20 alunos participaram do curso de eletricista
Cerca de 20 alunos participaram do curso de eletricista
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Fundação da Criança e Adolescente organiza várias oficinas que envolvem as comunidades de vilas e bairros de Passo Fundo. Conhecido como Patronato, a entidade foi remodelada e com estatuto legalmente atualizado, contas em dias e planejamento pedagógico hoje atinge seus objetivos e encaminha centenas de jovens para o mercado de trabalho.

Segundo o Diretor Julio Martins Leite, o segredo são as parcerias com a comunidade e principalmente valorizar e apoiar as vocações dos jovens atendidos. No prédio que fica no bairro São José funcionam as atividades e gestão da Fundação presidida por Ilmo Santos, o Centro de referência e também a Escola Municipal Benoni Rosado que teve seu prédio incendiado em 2015, Escola Hoje e Escola Aberta.

Oficinas
O Advogado Julio que foi por doze anos conselheiro tutelar destaca que cada oficina tem seu papel no resgate da vocação individual das pessoas. Hoje a oficina de esporte e cidadania envolve sessenta jovens, manicure são dezoito, padaria tem vinte e dois alunos, corte costura tem doze e flauta conta com 12 jovens. Para Julio estas oficinas despertam o desejo de querer mais e buscar novas alternativas com as qualificações em cursos técnicos. “O mercado de trabalho é cada vez mais exigente e por isto estas nossas oficinas despertam nos jovens o desejo de se preparar e ocupar espaço com remunerações privilegiadas destaca Julio”.

Eletricista
A Fundação, em parceria com empresas locais, também coordenou curso de eletricidade de alta tensão. Este mercado tem requisitado profissionais preparados e exige qualificação. Por isto a preocupação das empresas em parceria que proporcionem isto, diz o Diretor. Foram vinte alunos que receberam todas as orientações teóricas e também tiveram oportunidades de colocar em prática seus aprendizados.

Padaria

A padaria que a Fundação mantém emprega jovens e ainda da para a entidade estabilidade financeira. Hoje são 4.000 kg produzidos por mês e a entrega de 80 mil pães para as escolas e demais setores da Prefeitura. Julio leite destaca que a reformulação dos estatutos, uma nova visão da diretoria em ações sociais e parcerias com empresas e poder público coloca hoje a fundação em uma situação de sucesso.

 

 

 

Gostou? Compartilhe