A semana deve continuar com muito calor e sem chuva. O ar seco e quente, que predomina há 10 dias na região de Passo Fundo, manterá as manhãs abafadas e as tardes com temperaturas máximas acima dos 30ºC. O mês de janeiro registra, até o momento, apenas 52 milímetros de chuva e não há previsão de chuva para os próximos dias. A última chuva ocorreu no dia 09 de janeiro, quando foi registrado 34 milímetros. “As máximas devem se manter acima dos 30ºC, com umidade relativa do ar próxima dos 30%, sem previsão de chuva até domingo”, revela o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio.
O bloqueio atmosférico impede a formação de nuvens de chuva na região. “O que está acontecendo é o que os meteorologistas chamam de bloqueio atmosférico, ou seja, esse ar seco e quente que predomina na região faz com que tenhamos um bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens de chuva, a entrada de áreas de instabilidade ou de frentes frias que trazem a chuva”, explica o observador meteorológico.
A falta de chuva já começa a preocupar, principalmente os agricultores. “É preocupante, em especial, quando passa dos 15 dias sem chuva. Os agricultores já estão ligando, com certa preocupação, porque as lavouras de soja estão em pleno desenvolvimento, em um período crítico, que precisam de chuva”, observa Sampaio. Neste mês choveu 52 milímetros, o que representa 35% da média histórica para janeiro, que é de 150 milímetros. Até domingo, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com temperaturas entre os 18ºC e 33ºC.