Destino Urbe: mais de 2.700 alunos já participaram do projeto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pensar a educação além escola, com a descoberta de novos ambientes educacionais, é a base da criação do Projeto Destino Urbe: a escola em movimento. Lançado pela Prefeitura de Passo Fundo em setembro de 2015, a iniciativa realizou em três meses 60 passeios para mais de 2.700 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais.

O balanço dos três primeiros meses é positivo e mostra a aceitação do projeto, que terá continuidade no início do ano letivo 2016. O incentivo à cidadania oportuniza que todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem possam ter experiências educativas plenas de significado. Para o secretário de Educação, Edemilson Bandão, o Destino Urbe cria uma nova forma de se relacionar com o que está do lado de fora da escola.

O projeto oportuniza passeios agendados para realização de atividades extraclasses, a fim de despertar o sentimento de pertencimento e de identidade do estudante para com sua própria cidade, fortalecendo a crença de que os espaços além da sala de aula oferecem também oportunidades de crescimento, conhecimento e de aprendizagem para todos.

Funcionamento
Para realizar os passeios, os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem usar o uniforme escolar da rede municipal de educação. Ainda, somente poderá embarcar para o passeio o aluno que estiver autorizado pelos pais ou responsáveis.

O projeto dispõe de seis ônibus, com capacidade para 44 passageiros, e mais dois micro-ônibus destinados, preferencialmente, ao transporte de estudantes com deficiências psicomotoras ou mobilidade reduzida, com capacidade para atender até 20 passageiros. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-7181.

Roteiro
São mais de 100 lugares listados como potenciais espaços públicos de aprendizagem aos alunos. Entre os locais a serem visitado, estão: o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, que faz parte do Instituto de Ciências Biológicas da UPF; o Arquivo Histórico Regional, localizado no centro da cidade; o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider; a Catedral Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como um dos símbolos de Passo Fundo; a indústria de biodiesel, BSBios; a Praça Tochetto, que fica em frente ao tradicional Colégio Protásio Alves; a Praça Marechal Floriano, conhecida como Praça da Cuia; e, ainda, a Praça do Teixeirinha, que fica no coração da cidade.

Gostou? Compartilhe