Planos de manejo para áreas ambientais protegidas

A ação para elaborar os planos de manejo conta com consultoria especializada, contratada por meio de edital público e recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), iniciou o processo de elaboração dos Planos de Manejo do Parque Natural Municipal do Pinheiro Torto e do Parque Municipal Urbano Arlindo Haas. A iniciativa compreende a importância estratégica do município em relação ao Bioma Mata Atlântica e ao Bioma Pampa, a fim de reverter a descaracterização do patrimônio natural.

A ação para elaborar os planos de manejo conta com consultoria especializada, contratada por meio de edital público e recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Na última semana, foi realizada a primeira reunião da Câmara Temática de Áreas Protegidas do CMMA com a empresa contrata para realizar os planos de manejos, sendo o encontro organizado de forma metodológica para apresentar o plano de trabalho a ser executado.

As duas áreas escolhidas deverão, ao longo do ano de 2016, receber toda a atenção quanto ao levantamento e estudos técnicos que visam identificar suas potencialidades e fragilidades, com o intuito de desenvolver estratégias para a conservação, gestão e uso público.

Objetivos
- Manter e ordenar os usos das áreas, sempre que não se verifiquem consequências negativas, de forma a proporcionar a conservação dos recursos naturais e a sensibilização dos possíveis visitantes para com a natureza;
- Implantar a base de um Banco de Dados Georreferenciados e Indexados para as áreas protegidas;
- Identificar potenciais fontes de recursos financeiros para a implantação de infraestrutura e manutenção dos parques e orientar a aplicação dos mesmos;
- Estabelecer a capacidade de carga de cada uma das áreas protegidas;
- Realizar estudo para potencial terceirização de bens e serviços em ambas as áreas públicas.

Áreas
Parque Natural Municipal Pinheiro Torto: por estar inserido na microbacia hidrográfica de mesmo nome, garante proteção necessária de importantes ambientes compostos por maciço florestal, campos sulinos, banhados, nascentes e copro hídrico formador da bacia hidrográfica do Rio Jacuí.
Parque Municipal Urbano Arlindo Haas: área também pública, composta por importante fragmento florestal e recurso hídrico, formado pelo Arroio Invernadinha, importante tributário do Rio Passo Fundo.

Os cidadãos interessados em obter mais informações quanto aos trabalhos e reuniões de planejamento podem contatar a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3311-5494 - ramal 209 ou ir até sua sede, na Rua Uruguai, 760 – Centro.

Gostou? Compartilhe