Transporte: Horários de ônibus intermunicipais serão cancelados

Empresa que já havia cancelado alguns itinerários neste mês alega baixa procura pelo serviço

Por
· 1 min de leitura
Empresa de ônibus alega baixa procura pelo serviçoEmpresa de ônibus alega baixa procura pelo serviço
Empresa de ônibus alega baixa procura pelo serviço
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alguns horários de ônibus da empresa Real/Reunidas serão cancelados nos próximos dias. O itinerário Passo Fundo – Carazinho, por exemplo, terá pelo menos 10 horários cancelados a partir de fevereiro. Outros horários e itinerários podem passar por uma reformulação. De acordo com o advogado da empresa, Vinícius Marins, a medida é resultado da falta de procura pelo serviço. “Fizemos uma estudo de toda a nossa operação no Rio Grande do Sul. Existiam muitas linhas deficitárias cuja demanda de passageiro é muito baixa”, explicou.

A questão é, sobretudo, financeira. “Para pagar a operação, é preciso ter 60% de lotação. Com isso, você consegue pagar, mas não tem resultado [lucro]”, explica o advogado. “Não é raro encontrar um ônibus com dois ou três passageiros e mesmo sem nenhum dentro. Se tivéssemos passageiros suficientes, nós abriríamos mais linhas, mais horários”.

No começo de janeiro, a empresa já havia cancelado os trajetos que ligavam Passo Fundo a outros municípios da região. O advogado da Real/Reunidas afirma que, mesmo com as medidas, a população não ficará sem o transporte. “Nós paramos alguns horários, mas a população não ficou desatendida tendo os horários praticados por nós e outras empresas”.

A reformulação tem o consentimento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que vai receber as linhas para posteriormente repassá-las a empresas de ônibus interessadas no itinerário. O advogado afirmou também que caso aumente a demanda da procura por passagens, a empresa pode retornar a oferecer o serviço.

O cancelamento das linhas segue uma lógica no setor de transporte, segundo Marins. “Isso não corre apenas com a empresa, outras sofrem com a falta de passageiros. Antigamente existia uma grande demanda, mas houve um esvaziamento considerável nos últimos anos”, disse. De acordo com o advogado, “a facilidade na aquisição de transporte próprio” e em alguns casos as prefeituras disponibilizam ônibus destinas a pessoas que precisam de atendimento médico em outras cidades, contribuem para a baixa procura pelos ônibus intermunicipais.

Informações sobre alterações e cancelamentos de linhas podem ser feitas através do telefone (54) 3313-0875.

Gostou? Compartilhe