Vai passar...

Com o cancelamento do desfile oficial, escolas de samba de Passo Fundo realizam Muamba na Cohab

Por
· 2 min de leitura
Escolas se preparam para o desfile do dia 27 de fevereiroEscolas se preparam para o desfile do dia 27 de fevereiro
Escolas se preparam para o desfile do dia 27 de fevereiro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A avenida do Barão, na  Cohab I, será a passarela do samba no carnaval deste ano em Passo Fundo. Inconformados com a decisão da prefeitura de suspender o desfile de rua, sob alegação de falta de recursos, representantes das escolas decidiram manter  a festa mais popular do Brasil. Sem a tradicional disputa entre as agremiações, a Muamba deve reunir as sete escolas de samba da cidade, na noite de 27 de fevereiro. As três quadras da avenida do Barão serão enfeitadas para receber os foliões e o público.  A estrutura,  providenciada pelos presidentes das entidades e Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo, terá banheiros químicos e segurança da Brigada Militar. Na abertura do evento  haverá entrega da chave da cidade à corte eleita para os próximos dois anos. O concurso acontece neste sábado no Clube Recreativo Juvenil.

A iniciativa também será uma maneira de amenizar os prejuízos das escolas com o cancelamento do desfile oficial. Algumas delas, como a Academia de Samba Cohab I, atual campeã, já estavam com toda estrutura pronta para a edição deste ano.  “Carnaval não se faz da noite para o dia. Começamos a trabalhar na metade do ano passado. Já havíamos acertado com o casal de mestre-sala e porta-bandeira de Porto Alegre. A pessoa responsável pelos carros alegóricos já estava em Passo Fundo trabalhando. Havíamos firmados vários contratos. Gravamos um clipe, gravamos o samba. Tudo isto tem um custo” explica a carnavalesca da Academia, Helaine Ribeiro, a Neca. Segundo ela, para brigar pelo bicampeonato apostando em um  enredo sobre o bem e o mal,  a escola já havia investido cerca de R$ 40 mil quando a prefeitura anunciou o cancelamento do desfile.

Como acontece todos os anos, a casa da carnavalesca já havia se transformado no 'barracão da escola'. A maioria das salas está repleta de fantasias e adereços. No pátio da entrada, a estrutura de três carros alegóricos aguardavam apenas a decoração. Para ampliar as fontes de recursos, este ano a direção da Academia acertou a participação de alguns de seus integrantes em escolas de Getúlio Vargas, Joaçaba, Concórdia e Porto Alegre.

Segundo Neca, a ideia de realizar a Muamba surgiu depois que representantes de outras escolas descobriram  que a Academia estava preparando um desfile na Cohab. “Presidentes de outras entidades gostaram da iniciativa e decidiram participar. Será uma festa realmente popular entre todas as escolas” projeta.

Presidente da Liga, Gilvan Marinho afirma que  no local da Muamba será montado uma copa central. O dinheiro arrecada com a venda de bebidas será dividido entre as escolas presente. Assim como os recursos obtidos na venda dos ingressos do baile de escolha da corte e da  Mostra do Samba, que deve acontecer no dia 20 de fevereiro, no Clube Juvenil.  “ Também iniciamos o contato com alguns empresários pensando na edição de 2017” revela.

Cancelamento
O anúncio sobre o cancelamento do Carnaval de rua 2016 ocorreu dia 13 de janeiro no gabinete do Prefeito Luciano Azevedo, durante entrevista coletiva. Na oportunidade, Azevedo informou que não haveria desfile  devido a não realização de convênio com a CDL,  responsável pela captação dos recursos juntamente com as empresas patrocinadoras, pela impossibilidade de realização do desfile na Avenida Sete de Setembro, em virtude das obras do Parque da Gare, e, consequentemente, pela falta de recursos da iniciativa privada, devido a crise econômica do país.

Gostou? Compartilhe