60 mil preservativos serão distribuídos em Passo Fundo

Campanha do Ministério da Saúde reforça o uso da camisinha como a maior arma no combate ao HIV e aids

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Com a proximidade do carnaval, a preocupação com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis aumenta. Por isso, a Campanha do Ministério da Saúde, Deixe a Camisinha Entrar na Festa, lançada no dia 27, e que deve seguir até o dia 06 e fevereiro, reforça o preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV e aids, trabalhando a mensagem de prevenção nas ações pré-carnaval e durante as festas. Para ajudar na campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 574 milhões de preservativos (552 milhões masculinos e 22 milhões femininos) e desde novembro emitiu comunicado para que os estados se preparassem para o carnaval. Em janeiro desse ano, uma nova remessa de 31 milhões foi encaminhada.

Em Passo Fundo, a previsão do Serviço de Atendimento Especializado, vinculado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, é que sejam distribuídos 60 mil preservativos em clubes, postos de combustíveis, blocos de carnaval, escolas de samba, grandes empresas, além dos que serão enviados junto às cestas básicas. “Nesse período a gente sempre intensifica a distribuição de camisinhas, principalmente em pontos onde tem maior concentração de jovens. O preservativo é muito importante porque é a única forma de não passar o vírus. A gente tem muito que trabalhar a prevenção”, explica a coordenado do SAE, Nádia Silva Camargo.

Além do trabalho de distribuição das camisinhas, Nádia ressalta a conscientização a respeito da realização do teste rápido de HIV. “A gente também sempre orienta a fazer o teste rápido, porque muita gente tem o vírus e não sabe e acaba contaminando outras pessoas. Se a pessoa se prevenir ela não vai transmitir nem contaminar, é importante fazer o teste, quanto antes fizer melhor”, destaca.

Campanha nacional
Entre as peças da campanha de Carnaval do Ministério da Saúde estão filme, jingle para veiculação em rádios e versão estendida da música para os trios elétricos e carros de som. Foram investidos cerca de R$ 14 milhões na iniciativa.

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