OPINIÃO

Benefícios do Tai Chi Chuan

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

1- Harmonia corpo, mente e espírito
Muitos mestres reconhecem o tai chi chuan como meditação em movimento. Praticar tai chi com regularidade e dedicação promove a harmonia entre os três pilares que constituem o indivíduo: corpo, mente e espírito. Além de ser uma arte marcial completa, que contempla exercícios físicos e defesa pessoal, o tai chi chuan desenvolve também os aspectos mental e espiritual, tanto através de práticas de meditação e respiração como por meio da execução do tai chi propriamente dito.

2- Cultivo da vitalidade, energia e disposição
O tai chi chuan desenvolve a energia interna do praticante através de exercícios de qi gong (literalmente "cultivo da energia"), que combinam movimentos, mentalização e respiração. Com a prática, essa energia revitaliza o corpo e a mente, aumentando a disposição e a vitalidade para as tarefas do dia a dia.

3- Melhora do sistema respiratório, cardiovascular e digestivo
Um estudo recentemente publicado no american heart journal, periódico norte-americano especializado em trabalhos sobre a saúde do coração, comprovou os benefícios da prática do tai chi ao sistema cardio-vascular em pacientes pós-infarto. "A análise foi realizada com 61 voluntários que haviam sofrido infarto do miocárdio. Os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro praticou tai chi chuan e o segundo realizou alongamentos. Após três meses de aulas, os voluntários que fizeram tai chi chuan melhoraram em 14% a capacidade funcional (aeróbica), enquanto o segundo grupo não apresentou diferença em relação ao início do programa."

4- Fortalecimento de músculos, ossos e tendões
O tai chi chuan é uma arte marcial completa que fortalece músculos, ossos e tendões através de exercícios de isometria e movimentos de baixo impacto. As bases amplas e sequências de fluxo contínuo promovem alongamento, fortalecimento e lubrificação das articulações. Além do aspecto externo, o praticante direciona sua energia interna para o sistema tendino-muscular através do yì jīn jīng (?~"??

5- Habilidade de defesa pessoal
Bastante conhecido como prática suave e eficiente para a melhoria da saúde, poucos sabem que o tai chi é também uma arte marcial completa. Além do aspecto terapêutico, desenvolve técnicas de defesa pessoal, como projeções, torções, socos e chutes, buscando utilizar a força do adversário contra ele mesmo através de movimentos contínuos e circulares.

6- Foco, atenção e concentração
As sequências de movimentos contínuos e ininterruptos do tai chi chuan permitem que o praticante entre em estado meditativo, ampliando a consciência de si e do que está ao seu redor. O grau de complexidade dos movimentos exige atenção plena e simultânea em cada parte do corpo, mantendo ainda a concentração na ordem e na fluidez da rotina. Com isso, o praticante obtém maior domínio sobre sua própria mente e amplia o foco e a concentração nas atividades do dia a dia.

7- Disciplina e valores morais
A prática do tai chi chuan em uma escola de linhagem tradicional desenvolve aspectos importantes de disciplina e conduta, pois recebe forte influência da filosofia chinesa, em especial do confucionismo. Valores morais fundamentais como humildade, respeito, honestidade e lealdade à família fazem parte do wude (ética marcial) e devem ser praticados por todos na escola. Confira mais em www.wude.com.br

8- Alongamento e flexibilidade
Os movimentos amplos do tai chi chuan são executados de forma lenta e contínua, com bases e posturas que se expandem gradualmente e alongam a musculatura do praticante, aumentando sua flexibilidade. São movimentos suaves, que não agridem músculos, tendões, ligamentos e articulações, mas sim promovem o desenvolvimento saudável e maior amplitude para os movimentos do dia a dia.

9- Coordenação motora
Cada movimento do tai chi chuan envolve o corpo como um todo, exigindo a habilidade de coordenar simultaneamente pés, pernas, quadril, abdome, coluna, pescoço, braços e mãos. Cada parte age em sintonia com as demais, formando uma unidade. As sequências de movimentos são muitas vezes executadas em grupo, o que também aprimora a coordenação motora, uma vez que o praticante deve coordenar não apenas os diversos elementos do seu próprio corpo, mas também executá-los em harmonia com os demais.

10- Controle emocional e redução do stress
O stress e o descontrole emocional ocorrem em nossas vidas quando não conseguimos lidar de forma harmônica com os obstáculos que precisamos enfrentar, o que gera desgaste físico e emocional. Na prática do tai chi chuan também enfrentamos obstáculos, pois ele nos coloca frente a frente com limitações e condições psicológicas que geram tensão. No entanto, em seguida ele nos leva a superar esses obstáculos de forma positiva e harmônica, utilizando o fluxo contínuo entre yin e yang ou a sequência natural dos cinco elementos, por exemplo. Deste modo, o tai chi chuan amplia a consciência e nos conduz a uma percepção mais apurada de nós mesmos, nos apresentando um excelente caminho para superar os momentos críticos e reencontrar a harmonia e o bem estar.
Venha conhecer!
Vôce esta convidado para uma aula experimental!
Entre em contato: 54.9122.0576

Gostou? Compartilhe