OPINIÃO

Fatos - 04/02/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tom conciliador
“Haverá divergências. Críticas duras. Serão travados todos os bons combates que caracterizam o regime democrático. Virão dias de ânimos acirrados. Mas tenho certeza, governador Sartori, que algo maior nos norteia. Oposição e situação se tornam condições menores quando se trata daquilo que realmente importa ao Rio Grande”. Foi em tom conciliador que a deputada Silvana Covatti assumiu ontem a presidência da Assembleia Legislativa. Numa cerimônia concorrida, com plenário lotado e teatro Dante Barone acomodando os mais de 1,3 mil convidados, Silvana Covatti faz história no Parlamento Gaúcho, nos seus 180 anos de existência. A parlamentar, natural de Frederico Westphalen, está no terceiro mandato e prometeu conduzir o mandato tendo como diretrizes a participação, igualdade e gestão. Além do governador José Ivo Sartori , participou da sessão, a senadora Ana Amélia Lemos.

O cara
No meio do discurso, um momento para improvisação: agradeceu emocionada o marido, Vilson Covatti, dizendo que “ele é o cara”. Referiu-se ao fato de ter sido motivada pelo marido a se inserir na política. “Não fosse ele, não estaria aqui”, disse.

Gesto
Quando estava entrando no plenário para a sessão, foi recepcionada pelas oito deputadas que compõem a bancada feminina. As parlamentares se agruparam para acolher a nova presidente num gesto de carinho.

Saia justa
A relação dos novos membros da Mesa Diretora só foi conhecida minutos depois de iniciar a sessão, por volta de 14h30. Isso porque, pelo rodízio de partidos, caberia uma das suplências (terceira) ao PSD, do deputado Mário Jardel. No entanto, em função de responder a processo na comissão de ética da AL, foi substituído pelo deputado João Reineli, do PV. O resultado da votação, que costuma ser unânime em função do acordo, recebeu um voto contrário.

Vice
Caberá ao PCdoB, no último ano da atual Legislatura, a vice-presidência da Assembleia. Será no mandato do PT. O deputado Juliano Roso é cotado tanto quanto Manuela D´Ávila.

Benção
Antes de iniciar a sessão de posse, a deputado Silvana e a família receberam a bênção do vigário geral da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Gustavo Haas, no gabinete da presidência.

Despedida
Na sua despedida, o deputado Edson Brum, PMDB, reforçou que a Assembleia continuou fazendo sua parte em um ano difícil, economizando R$ 93 milhões do orçamento que é destinado ao Poder. Lamentou, no entanto, o fato de a Assembleia ter sido impedida de trabalhar no começo do ano por conta de protesto de servidores.

Gostou? Compartilhe