O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) solicita doadores de sangue tipos O negativo e O positivo para atender a demanda neste feriadão de Carnaval. Na última terça-feira (02), o estoque do tipo O negativo chegou a zerar. O Hemopasso precisa de pelo menos 40 doadores de O negativo e cerca de 100 pessoas do tipo sanguíneo O positivo para abastecer os mais de 44 hospitais dos 139 municípios da região de sua abrangência e, temporariamente, mais a demanda dos hospitais dos 32 municípios da região de Erechim.
Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os que tem maior saída. “O tipo O negativo é bastante procurado por ser doador universal. É o tipo sanguíneo utilizado nas grandes emergências, quando não há tempo de fazer uma prova de compatibilidade. E o O positivo tem maior incidência na população e é o que tem maior saída”, explicou a coordenadora de captação de doadores do Hemopasso, Alexandra Mazzoca.
O Hemopasso está conseguindo manter uma média significativa de doadores diários, o problema é a falta de doadores dos tipos O negativo e O positivo. “A distribuição nas últimas semanas tem sido maior nestes dois grupos e o estoque acabou. Na terça-feira, o tipo O negativo zerou e tínhamos apenas 10 bolsas de O positivo. Precisamos, no mínimo de 40 doadores O negativo para o período de feriadão e de 100 a 120 doadores O positivo para normalizar o estoque. Infelizmente, se não recuperarmos o estoque, não teremos como abastecer a região no feriadão”, revela Alexandra.
Estes tipos de sangue também geram maior demanda nestes feriados prolongados. “Nestes feriados prolongados, em virtude das pessoas viajarem, consumirem mais bebidas alcoólicas, há bastante ocorrências de acidentes e estes dois tipos sanguíneos costumam ser os mais utilizados”, ressalta a coordenadora de captação de doadores.
Desde o final de dezembro, com o fechamento do Banco de Sangue de Erechim, o Hemopasso está abastecendo temporariamente os municípios da região do Alto Uruguai. “Estamos atendendo os nossos 44 hospitais dos 139 municípios da região de Passo Fundo e mais a região de Erechim, temporariamente”, salienta Alexandra.
O Hemopasso está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 8h às 13h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 7h às 11h. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (54) 3311-5555. Alexandra informa que neste sábado, dia 6, e na segunda-feira, dia 8, o local estará fechado. “Em anos anteriores, registramos pouquíssimas doações nestas datas e, por esse motivo, o local não funcionará neste sábado e segunda de Carnaval”, justificou.
Para doar é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - ou, acima disso, ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Portar documento de identidade com foto;
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não estar grávida, nem amamentando;
- Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.
- Não fazer uso de drogas injetáveis;
- Não ter contraído Sífilis, Hepatite, Doença de Chagas ou AIDS.