Passo Fundo tem segundo caso suspeito de zika vírus

Moradora de 32 anos viajou para Salvador e apresentou sintomas da doença ao retornar ao município

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O segundo caso suspeito de zika vírus em Passo Fundo neste ano foi notificado ao Núcleo de Vigilância em Saúde na quinta-feira (4). Uma moradora de 32 anos, que viajou a Salvador, na Bahia, no mês passado, retornou a Passo Fundo apresentando sintomas. Ela passou por exames e teve uma amostra de sangue coletada, que será analisada em Porto Alegre. A confirmação ou não do caso não tem previsão para ser divulgada. O primeiro caso suspeito de zika vírus no município foi notificado no começo de fevereiro. Uma mulher de 30 anos que viajou a Cuiabá, Mato Grosso, apresentou sintomas da doença quando voltou ao município.  O exame para confirmar ou não o caso ainda não ficou pronto.

“A pessoa que suspeitar ou apresentar sintomas do zika vírus, tem que procurar imediatamente uma emergência médica”, alerta a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde, Ivânia Silvestrin. “Quando a pessoa começa com sintomas, o zika vírus só pode ser coletado até o quinto dia”, explica. Ivânia pede que as pessoas que viajarem para áreas que registram casos da doença procurem atendimento médico se apresentem os sintomas, quando retornarem a Passo Fundo. 

Dengue

Desde o início do ano, o município já teve 14 notificações suspeitas de dengue. Dois desses casos foram confirmados, ambos contraídos em outros estados. Outros aguardam os resultados dos exames. Neste ano, o Núcleo registrou 96 focos do Aedes aegypti e dois do aedes Albopictus. A Vila Rodrigues é o local que mais preocupa: após trabalho em todo o bairro, 45 focos foram encontrados pelos agentes de endemias; no bairro São José foram 12. 

 

Gostou? Compartilhe