OPINIÃO

O desenvolvimento da comunicação nas diferentes faixas etárias

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Período de 1 a 2 anos
A comunicação tem como finalidade expressar necessidades, obter atenção, dar informações elementares e perguntar e as palavras tendem a ser produzidas isoladamente. Emite onomatopeias e mantém diálogos simples. Entre 18 e 24 meses, entende cerca de 50 palavras e produz por volta de 20. Compreende algumas perguntas e ordens, desde que ligadas a situações rotineiras. Dos 18 meses em diante começa a produzir enunciados com 2 ou 3 palavras. Por volta dos 24 meses ocorre uma “explosão” do vocabulário.

Período de 2 a 3 anos
Começa a produzir frases de 3 a 4 palavras, com omissões de artigos, pronomes, etc. Faz uso de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Aparecem orações afirmativas, negativas e interrogativas. Não produz os fonemas /R/ e /L/ em grupos consonantais (pr, br, tr, dr, etc). As duplicações de sílabas vão desaparecendo: papato = sapato. Produz palavras dissílabas e trissílabas com todas as sílabas e adquire o fonema /L/. Começa a emitir sílabas com /S/ no final: escada, pasta. Vocabulário entre 200 e 450 palavras. Começa a utilizar as preposições de e para. Usa a linguagem para solicitar, informar, perguntar e interagir. Faz uso de verbos, substantivos e adjetivos. Nos diálogos, há uma tendência à dispersão. Inicia, responde e mantém conversações, porém por curto espaço de tempo.

Período de 3 a 4 anos
Começa a usar o /R/ forte (rato, carro)e o /R/ final (porta, mar). Surgem orações interrogativas, com o uso dos pronomes “quem” e “qual”. Uso de advérbios de lugar: em cima, embaixo, na frente, atrás, dentro, fora, perto, longe. Uso instável de advérbios de tempo: “Amanhã eu fui na escolaCompreende duas ordens não diretamente relacionadas. Solicita coisas, pede informações, nomeia objetos, faz perguntas, relata experiências, narra histórias. Mais responde do que toma a iniciativa da interação. Vocabulário entre 500 e 1000 palavras.

Período de 4 a 5 anos
Uso mais adequado dos principais tempos verbais. Os verbos irregulares podem apresentar desvios: “Eu já dizi” (disse). Começa a sistematizar a aquisição do /r/ fraco, deixando de ocorrer falhas como caeta=careta, palede=parede, bulaco=buraco. Por volta dos 5 anos, sistematiza o uso dos fonemas /r/ e /L/ em grupo consonantal: braço, placa. Vocabulário entre 1500 a 3000 palavras. Grande aumento no domínio de nomes, verbos e adjetivos. Consegue cumprir sequências envolvendo 3 ordens. Narra histórias de forma mais independente, porém ainda com falhas em termos de manter a coesão e a coerência. Toma mais iniciativa na interação. Melhora habilidade para dialogar com mais de um interlocutor ao mesmo tempo. Dialoga sobre fatos presentes e ausentes.

Período de 5 a 6 anos
Uso adequado de verbos irregulares. Dificuldades eventuais, dependendo da extensão e da complexidade silábica das palavras: liquidificador= “lidificador”. Vocabulário em torno de 6000 palavras. Aperfeiçoa o uso e a compreensão de advérbios e preposições: em cima/embaixo, dentro/fora, atrás/na frente, perto/longe. Pode ocorrer ainda alguma confusão com advérbios relacionados ao tempo: hoje/ontem/amanhã. Consegue descrever objetos, fatos e situações. Desenvolve habilidades de: definir palavras, perguntar sobre o significado de palavras, identificação de sílabas e rimas em palavras. Inicia e mantém conversações por turnos mais prolongados. Dialoga com dois ou mais interlocutores ao mesmo tempo, abordando temas concretos e mais abstratos.

Dos 6 anos em diante...
O desenvolvimento da estruturação das frases torna-se bastante dependente dos modelos linguísticos oferecidos pelo meio social no qual a criança está inserida (família e escola, principalmente). A aquisição do sistema fonêmico está completa. Vocabulário acima de 10 mil palavras. O meio exerce forte influência sobre a aquisição do vocabulário. A compreensão de piadas e adivinhações ainda é dificultosa. A partir de 10 ou 11 anos, melhora a capacidade para entender piadas e metáforas. Histórias e fatos podem ser narrados com detalhes.

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento linguístico do seu filho, procure um fonoaudiólogo.

Gostou? Compartilhe