Uma equipe da Força Nacional esteve em Passo Fundo para avaliar as condições do trajeto de aproximadamente sete quilômetros por onde passará a tocha olímpica, no próximo 3 de julho. O município foi escolhido como uma das cinco 'Cidade Celebração', juntamente com Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas.
“A tocha vai passar por três a quatro municípios por dia, a última será sempre a cidade celebração. Neste local, haverá uma festividade e acendimento da pira olímpica. A Tocha pernoitará na cidade e parte no dia seguinte” explica o secretário de desporto e integrante da força-tarefa, encarregada da organização do evento, Gilberto Bellaver.
O trabalho prévio feito pela Força Nacional, segundo ele, é identificar pontos de riscos no trajeto para evitar problemas. Bellaver disse ainda que pretende realizar uma simulação no trajeto, com a presença das pessoas selecionadas no revezamento.
A tocha partirá da Avenida Brasil Oeste, no Largo da Literatura, onde está o monumento da Árvore das Letras, com encerramento e celebração na Avenida Sete de Setembro, na Gare. O roteiro contempla ainda espaços históricos como a Praça Marechal Floriano e a Catedral Metropolitana, além de passar por oito escolas.
Durante o trajeto de aproximadamente 7,3 quilômetros, a tocha deverá passar pelas mãos de 35 pessoas. São cerca de 200 metros para cada uma delas. Atendendo o pedido para indicar três nomes, o município definiu pelos atletas, Gustavo Endres, campeão olímpico em Atenas-2004, pela Seleção de Vólei, o tenista Marcos Daniel, que participou da Olimpíada de Pequim, em 2008, e o piloto Claudio Ricci, por ter representado Passo Fundo em importantes competições do automobilismo. Os demais nomes serão definidos pelas empresas patrocinadoras, a partir das inscrições feitas pela internet.
A tocha passará por mais de 300 cidades brasileiras, a partir do dia 3 de maio. No Rio Grande do Sul, ela percorrerá as seguintes cidades: Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas (a confirmar), Esteio (a confirmar), Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias, Bento Gonçalves e Torres.