A mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti está prevista para este sábado, 13 de fevereiro. Toda a população é convocada para ajudar na prevenção e eliminação de possíveis criadouros. O município de Passo Fundo optou por realizar sua ação no domingo (14), na Praça Antonino Xavier e Oliveira. Todos os 62 municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS) estarão envolvidos na mobilização que acontece em todo o país. A única cidade da 6ª CRS que contará com o apoio do Exército Brasileiro é Campos Borges.
Em Passo Fundo, será realizada uma ação de prevenção com orientações para a população. As pessoas também poderão denunciar possíveis focos do mosquito. O evento acontecerá juntamente com o 3º Festival da Juventude, que terá como enfoque as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/Aids e o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Cerca de 20 profissionais da vigilância estarão atuando neste dia. Serão entregues materiais informativos com orientações à população e também estaremos aceitando denúncias”, declara a coordenadora da Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Caroline Gosch.
A atividade acontecerá a partir das 16h, na Praça Antonino Xavier e Oliveira, em frente ao Hospital da Cidade. “Se todo mundo usar dez minutos durante a semana para fazer a limpeza na sua casa ou no seu trabalho para eliminar água parada e evitar possíveis focos, já é uma grande ajuda”, destaca Caroline. Passo Fundo possui 18 casos suspeitos de dengue, dois de chinkungunya e dois da Zika. Os exames estão sendo realizados pelo Laboratório Lacen, em Porto Alegre. O município registra, até o momento, dois casos confirmados, ambos contraídos em outros estados.