Comprometido
O ex-prefeito Osvaldo Gomes está 100% comprometido com uma possível candidatura a prefeito pelo Partido Progressista. O sentimento é compartilhado por membros do diretório que participaram, na segunda-feira à noite, da reunião que decidiu pelo candidatura própria depois do jejum eleitoral dos últimos anos. “O PP tem outros nomes fortes e importantes que devem ser analisados”, ponderou Bortoluzzi. A partir de agora, o diretório quer consolidar uma aliança que seja ampla, mas que não comprometa a governabilidade, numa eventual vitória. “Ela tem que ser menor, mas representativa”, disse. Bortoluzzi será o coordenador da campanha eleitoral, e só vai concorrer a vereador, por exemplo, se for extremamente importante para o partido.
Aliança
Além do PR, o PP conversa com outros partidos, inclusive alguns que estão na base aliada do prefeito Luciano Azevedo. Ontem mesmo, assim que o resultado da reunião tornou-se pública, Bortoluzzi foi procurado por um partido que integra o governo municipal para conversar. O presidente do PP não revelou a sigla.
Presenças
Na reunião do PP, duas presenças chamaram a atenção: a do vereador Sidnei Ávila e a do ex-presidente do Simpasso Marcelo Ebling. Ávila pretende deixar o PDT até o dia 2 de abril, último prazo legal. Foi ao diretório do PP como convidado, mas está conversando com outros partidos. Não se decidiu ainda.
Grupo deixa Rede
A Rede perdeu o grupo de filiados que ajudou o partido a ser formado em Passo Fundo. O descontentamento é com a forma com que o deputado federal João Derli, que deixou o PCdoB para se filiar a Rede, está conduzindo o partido no Estado. Entre os nomes que deixaram a Rede estão o do ambientalista Carlos Eduardo Sander, Preto.
Nomes
Uma entrevista dada a Rádio Planalto, na semana passada, pelo presidente do PT, Neri Gomes, gerou expectativa em torno do nome que será filiado ao partido e que poderá ser o candidato a prefeito. Na verdade são dois nomes: um deles é médico. Nenhum está relacionado com a área da comunicação.
Fica
Hipótese mais provável neste momento: Márcio Patussi não deixa o PDT. Vai buscar a reeleição como vereador.