OPINIÃO

Fatos - 18/02/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Moral de cueca
O termo moral de cueca é usado sempre que alguém costuma pregar lição de moral, sem olhar para o próprio umbigo ou se quer pratica a própria moral. Traduz com perfeição o que acontece quando o Estado faz campanha para combater o mosquito Aedes aegypti, mas não cuida dos imóveis de sua responsabilidade. É o caso da unidade da Cesa de Passo Fundo, cuja área está abandonada servindo de criadouro do mosquito, de outros insetos e animais peçonhentos. Vigilância ambiental do município esteve mais uma vez no local e vai notificar o Estado. A lei municipal que aperta o cerco contra quem não quer colaborar deve ser aplicada também contra o Poder Público, de qualquer esfera.

Praça
As obras para a revitalização da Praça Miguel Moretti, no Bairro Boqueirão, terão continuidade. A notícia foi postada ontem à tarde pelo prefeito Luciano Azevedo, depois de participar de uma audiência com o Ministro Henrique Alves, que garantiu a liberação dos recursos para a obra. Esteve acompanhado do presidente do PSB estadual, Beto Albuquerque.

Trânsito
Mesmo sem mandato, o trânsito do ex-deputado federal Beto Albuquerque segue livre em Brasília. Construiu uma trajetória de respeito, mesmo entre adversários.

Chutou
Já existia suspeita de que dirigentes do PTB local não estavam afinados com os vereadores. Ontem, a comprovação. Da tribuna, o vereador Márcio Tássi chama Merlin “de idiota e boca aberta”. A grosso modo: chutou o balde.

Competências
Em regra, os vereadores desconhecem suas competências. Em Porto Alegre, chegaram ao absurdo de proibir bares e restaurantes de expor saleiros nas mesas. Em Passo Fundo poderíamos listar vários projetos que extrapolam a competência do Legislador. O vereador Renato Tiecher, SDD, coleciona alguns. O último: quer proibir adesivos de propaganda política em veículos automotores durante as eleições. A competência das regras eleitorais é federal, é do Congresso e do Tribunal Superior Eleitoral. A proposta não pode ser comparada com a iniciativa que a Justiça Eleitoral teve em Passo Fundo de acordar com os partidos o não uso de cavaletes durante a campanha. Foi um acordo de cavalheiros.

Gostou? Compartilhe